Hoje, 24 de fevereiro, é comemorado o Dia da Promulgação da Primeira Constituição Republicana do Brasil
Para celebrar essa data tão significativa para a história do país, é importante refletir sobre as mudanças que essa Constituição trouxe à nação brasileira.
A promulgação da Constituição em 24 de fevereiro de 1891 foi o início de uma nova fase política para o Brasil. Assim porque, baseada na Constituição Americana, ela tornou o país uma república federativa, presidencialista e promoveu a separação entre Igreja e Estado.
Essa mudança, que aconteceu após um longo processo de abolição da escravatura, marca o surgimento de uma nova ordem política. Dessa forma, o Brasil passou a ter um sistema republicano que prevê a participação popular nas decisões do governo.
Conquistas
Além disso, o Brasil deu garantias a diversas liberdades individuais, das quais, a liberdade de reunião, de culto, de expressão, de direito à propriedade privada etc.
Esse documento também teve um grande impacto na economia brasileira. A Constituição promulgada em 24 de fevereiro de 1891 promoveu o livre mercado, o que criou oportunidades de investimento e desenvolvimento econômico no país.
Por fim, a promulgação da Primeira Constituição Republicana do Brasil também foi um marco na história do direito brasileiro. Ela estabeleceu uma série de diretrizes para o governo e para a sociedade brasileira, como a garantia de direitos e deveres para todos os cidadãos. Um avanço significativo aconteceu também com a garantia do direito ao habeas corpus.
Portanto, é importante comemorar o Dia da Promulgação da Primeira Constituição Republicana do Brasil como um marco na história do país. A Constituição de 1891 trouxe mudanças significativas para o Brasil, que refletem até hoje em seu sistema político, econômico e jurídico. Além disso, foi o marco original da transformação do regime monárquico para o republicano.
Edição do Para Onde Ir: Sérgio Botêlho
Fale com o Para Onde Ir
Comente