João Pessoa: 64% dos testados em Tambaú deram positivo para a covid

3ª noite de testagem itinerante da Covid-19 em João Pessoa atingiu a marca de 64% dos exames do tipo Swab positivo para a Covid-19

A terceira noite de testagem itinerante contra a Covid-19 em João Pessoa atingiu a marca de 64% dos exames do tipo Swab positivados, no posto instalado próximo ao Largo de Tambaú (Busto de Tamandaré). Foram realizados 50 exames em pessoas com sintomas de síndrome gripal e o diagnóstico foi confirmado em 32. 

Em três noites de atendimento na Orla, o programa realizou 141 testes Swabs (uso do cotonete no nariz) que tiveram 74 positivados (52%), numa demonstração de que o vírus está em forte circulação na cidade. 

Com o fechamento da Orla marítima pelo novo decreto municipal preventivo à Covid-19, o ônibus do programa Consultório na Rua, que ficaria no local até a sexta-feira (21) será instalado em outra área da cidade, ainda a ser definida. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está ampliando a oferta dos testes para o diagnóstico no combate à doença. Além do posto itinerante e unidades básicas de saúde, a Prefeitura também oferece o serviço de testagem no Centro de Referência à Assistência Social (Cras) de Jaguaribe.

Swab

O teste que possui maior exatidão, sendo considerado padrão-ouro, é o RT- PCR (reação da transcriptase reversa, seguida de reação em cadeia da polimerase). Esses nomes complicados são processos que garantem a capacidade de identificar a presença do vírus.

O RT-PCR é realizado a partir de amostras coletadas no trato respiratório inferior ou superior. A coleta das secreções geralmente é feita por meio do swab (um cotonete longo e estéril), que é aplicado na região nasal e faríngea (a região da garganta logo atrás do nariz e da boca). Ela também pode ser feita com a lavagem broncoalveolar, que é realizada lá dentro do pulmão em casos específicos.

Da redação do Para Onde Ir com informações da Secom-JP

You may also like

Comente