Sérgio Botêlho – Vitoriosos na guerra empreendida para conquista de parte do Nordeste brasileiro, os holandeses subjugaram principalmente Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte
Após se verem privados da parceria com os portugueses, por conta do domínio da Espanha sobre Portugal, traduzida pela União Ibérica, os holandeses, organizados na poderosa Companhia das Índias Ocidentais, fundada em 1621, decidiram incrementar a invasão do Brasil, após esgotadas as possibilidades de entendimento com os inimigos espanhóis.
SÃO MUITAS AS HISTÓRIAS DE JOÃO PESSOA – SAIBA MAIS
Antes da Companhia, já em 1604 os holandeses atacaram o Porto de Salvador, então capital do Brasil, não resultando em nada, já que foram derrotados pela resistência local. Em 1624 os holandeses voltaram a atacar Salvador e até conquistaram de forma efêmera e radial o poder, mas acabaram sendo expulsos após um ano de duras batalhas. Retornaram a Salvador em 1627, quando se limitaram a saquear a cidade, o que já vinham fazendo com portos portugueses na África.
Leia, também: João Pessoa e suas histórias: por que os holandeses invadiram o Brasil?
No entanto, após reunirem um grande aparato de guerra, os holandeses acabaram conquistando Pernambuco, a partir da cidade de Olinda, em 1630, estendendo o poder à Cidade da Paraíba (atual João Pessoa) e ao Rio Grande do Norte.
SAIBA MAIS SOBRE EFEMÉRIDES, DESTAQUES DO DIA A DIA
O domínio holandês sobre essa parte do Nordeste, fortalecido a partir de 1637, com a chegada de Maurício de Nassau ao Recife, durou até o ano de 1654, quando foram definitivamente expulsos do Brasil. Não sem antes ocorrerem batalhas memoráveis, que ficaram para a história, como foi o caso da Batalha dos Guararapes, entre os anos de 1648 e 1649.
PRAIAS DE JOÃO PESSOA, DO LIMITE COM INTERMARES A GRAMAME: BAIXE O E-BOOK GRATUITAMENTE
Em resumo, com altos e baixos, o domínio holandês sobre Pernambuco e Paraíba durou entre os anos de 1630 e 1654.
Por Sérgio Botêlho, com informações das seguintes FONTES:
https://brasilescola.uol.com.br/historiab/invasoes-holandesas-no-brasil.htm
Comente