O Dia Mundial da Não Violência e Cultura da Paz é celebrado anualmente em 30 de janeiro foi uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas para promover o respeito, a compreensão e a cooperação entre os povos e para contribuir para a construção da paz em todos os níveis da vida humana
A mensagem desta comemoração é simples: a não violência e a cultura da paz são essenciais para o desenvolvimento humano e para a preservação da vida no planeta. A violência tem custos humanos, econômicos e ambientais, e é um obstáculo para o desenvolvimento sustentável. Por outro lado, a cultura da paz estimula o desenvolvimento econômico, a justiça social, a igualdade de gênero e a proteção dos direitos humanos.
O Dia Mundial da Não Violência é uma oportunidade para que todos reflitam sobre os benefícios desses tão legítimos sonhos humanos, e para que todos os atores envolvidos – governos, organizações internacionais, ONGs, líderes religiosos, escolas, universidades e indivíduos – trabalhem juntos para sua promoção.
A paz é um estado de equilíbrio, harmonia e tranquilidade, que é alcançado através do diálogo entre os diferentes grupos, e da aceitação de diferenças. Ela também é associada à justiça, responsabilidade e respeito mútuo, que se manifesta em relações pacíficas entre as pessoas e na comunidade.
A paz suprema é alcançada quando todos os seres humanos vivem em harmonia e com direitos iguais. É uma aspiração da humanidade que tem sido buscada desde a antiguidade.
A paz também pode ser vista como um meio para resolver conflitos, prevenir a violência e reforçar os direitos humanos. Ela é essencial para o desenvolvimento de sociedades e economias saudáveis e equilibradas.
A paz é uma pretensão sublime e faz parte dos sonhos permanente da humanidade, embora não alcançada ainda na Terra.
Sergio Botêlho, na edição dos destaques do Para Onde Ir