Morre o cartunista e músico Paulo Caruso

Paulo Caruso, irmão gêmeo de Chico Caruso, trabalhou no icônico Pasquim, na década de 1970, e atualmente desenhava para a Época e o programa Roda Viva

Aos 73 anos, faleceu na manhã deste sábado, 04, em São Paulo, o cartunista Paulo Caruso, irmão do também Chico Caruso

A obra dos irmãos cartunistas Paulo e Chico Caruso tem relevância por sua habilidade na caricatura pessoal. Paulo José Hespanha Caruso iniciou seu trabalho no fim da década de 1960 no Diário Popular.

Logo em seguida, ele também passou a colaborar com os jornais Folha de S.Paulo e Movimento. No ano de 1969, Paulo começou a estudar arquitetura na USP, onde foi um hippie e dividiu seu lar com outros 24 pessoas.

Caruso e a arquitetura

Entretanto, a vida de arquiteto não o conquistou e, então, ele se dedicou a carreira de cartunista e caricaturista. Na década de 1970, passou a trabalhar no jornal O Pasquim.

Em seguida, nos anos 80, foi publicar suas charges nos jornais Veja, Isto É, Careta, Senhor e, em 1988, novamente Isto É, onde era responsável pela última página da revista.

Ultimamente, Paulo Caruso publicava suas charges na revista Época e desenhava no programa Roda Viva, na TV Cultura. Além disso, ele também tem trabalhos importantes com histórias em quadrinhos e como músico, através da banda Conjunto Nacional.

Em 1985, ele formou com Chico e outros cartunistas a “Muda Brasil Tancredo Jazz Band” e, em seguida, em 2011, lançou o CD “Pra Seu Governo”.

O cartunismo

O cartunismo é um estilo de arte moderno e criativo que vem ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Esta nova forma de expressão artística é a junção de desenhos de caracteres, cenários e elementos gráficos curiosos e divertidos.

No cartunismo, o artista tem a possibilidade de criar desenhos e imagens que expressam suas ideias, sentimentos e opiniões. O estilo é um meio divertido e envolvente de disseminar suas mensagens.

O cartunismo tem seu início no final do século XIX, quando os desenhos são usados ​​para ilustrar histórias em jornais e revistas. Os desenhos eram geralmente feitos de forma extremamente simples, com personagens que tinham bocas e olhos extremamente exagerados.

No início do século XX, o cartunismo começou a se desenvolver como uma forma de arte mais complexa e sofisticada. Os artistas começaram a explorar novos estilos e abordagens, usando desenhos mais detalhados e expressivos.

Edição do Para Onde Ir: Sérgio Botêlho

Fale com o Para Onde Ir

You may also like

Comente

Up ↑

%d bloggers like this: