
Sérgio Botelho – Em 17 de novembro de 1860, o paraibano Antônio José Meira Henriques assumia a Presidência da Província de São Paulo, permanecendo na função até 14 de maio de 1861, décadas depois de ter presidido o seu estado.
Quando foi empossado no governo paulista, Henriques, que ostentava a posição de conselheiro do Império, exercia mandato de deputado geral, equivalente a deputado federal, hoje. Na Câmara, destacou-se na Comissão de Orçamento, segundo os anais da Casa.
Só para contextualizar, na época da presidência do Conselheiro Henriques, São Paulo já era importante província cafeeira, embora ainda não tivesse alcançado a liderança absoluta que teria na sequência.
Convém informar que Antônio José Meira Henriques era irmão de outra figura que marcou a história paraibana, no caso o Padre Leonardo Antunes de Meira Henriques, que virou nome de rua em João Pessoa, a Padre Meira. Uma outra história.
Antônio e Leonardo eram filhos do cirurgião-mor português Feliciano José Henriques e de Ana Joaquina de São José Meira. Feliciano chegou por volta de 1800 à Cidade da Parahyba, segundo as fontes disponíveis, onde o futuro conselheiro nasceu em 18 de agosto de 1805,
Estou fazendo todo esse preâmbulo para dizer, afinal, que o prédio da foto (tombado pelo Iphaep), célebre como Casarão ou Solar do Conselheiro Henriques, na atual Duque de Caxias, ficou para a história como tendo justamente servido de moradia local ao nosso personagem.
Por conta disso, o antigo Beco do Carmo foi rebatizado como rua Conselheiro Henriques, até hoje. A atual Praça Dom Adauto também já foi denominada Praça Conselheiro Henriques, antes de homenagear o primeiro bispo e primeiro arcebispo da Paraíba.
Antônio Henriques morreu em 20 de julho de 1895, no Rio de Janeiro. Quanto ao notável casarão, ele já passou por diversas intervenções e finalidades, de públicas a privadas, enquanto o conselheiro e seu irmão padre seguem imortalizados na área central da urbe pessoense.
(Foto atual)
*Sérgio Botelho, jornalista, escritor, memorialista e membro do IHGP.
PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS. O paraibano que governou São Paulo
Discover more from Parahyba e Suas Histórias
Subscribe to get the latest posts sent to your email.

