Médicos paraibanos são homenageados por combate ao coronavírus

Homenagem a médicos paraibanos teve a outorga do Diploma Napoleão Laureano de Honra ao Mérito das Ciências Médicas

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) homenageou, nesta quinta-feira (18), médicos do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) com a Outorga do Diploma Napoleão Laureano de Honra ao Mérito das Ciências Médicas, pela atuação no combate a pandemia do coronavírus. Os homenageados foram o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais, e os Conselheiros Bruno Leandro de Souza, Antônio Henriques de França Neto, Klecius Leite Fernandes, Walter Fernandes de Azevedo, João Modesto Filho, Débora Eugênia Braga Nóbrega, Luciana Cavalcante Trindade.

O deputado Taciano Diniz, que presidiu a sessão, parabenizou o Conselho Regional de Medicina e todos os profissionais médicos por terem percorrido todos os hospitais do Estado, treinando mais de 800 profissionais médicos da rede pública da Paraíba. “Fico muito feliz pela aprovação dessa comenda, primeiro na condição de médico e depois na condição de deputado estadual, e percebendo o momento que vivenciamos de turbulência desde o início de março do ano de 2020 – e aí percorrendo também o ano de 2021 – da pandemia da covid-19”, declarou.

Taciano ressaltou ainda a luta dos profissionais médicos representantes do CRM-PB, “especialmente por terem implantado um protocolo em meio a uma doença nova e a uma crise pandêmica e difundido esse protocolo por todos os hospitais da rede estadual da Paraíba, fazendo com que todos os profissionais da saúde dos serviços de urgência e emergência e na rede de UTI pudessem se padronizar e, consequentemente, dar o suporte necessário a todos os pacientes que se adentraram esse serviço, necessitando do suporte em meio e em consequência do acometimento da covid-19”.

O médico Bruno Leandro de Souza lembrou as dificuldades no atendimento de pacientes durante a pandemia que, segundo ele, mudou muito as realidades. “Participamos bastante de todo o fluxo de atendimentos e conseguimos, de toda forma, otimizar o serviço de saúde”, disse, destacando o lançamento do livro que o Conselho Regional de Medicina publicou “onde compilamos todas as nossas visitas, para que toda a sociedade entenda como é feito o trabalho do Conselho. É a uma satisfação muito grande poder estar aqui contribuindo e também participando desse momento de grande alegria para todos nós”.

Para o médico Walter Fernandes de Azevedo, receber essa homenagem “representa reconhecimento do Poder da Assembleia pelo nosso trabalho e pelo trabalho que nós estamos continuando na luta contra essa pandemia que fez tantas vítimas no nosso país”. A doutora Débora Eugênia Braga Nóbrega destacou o esforço que o Conselho fez para deixar os colegas médicos se sentindo mais seguros e mais protegidos nesse período de pandemia.

“Cada um de nós teve uma função, a exemplo dos nossos colegas Bruno Leandro e António Henriques, que foram para a linha de frente para verificar as condições de equipamentos de proteção individual e como estavam as condições do trabalho médico. Nós ficamos na retaguarda, dando apoio Logístico, dando apoio psicológico aos colegas. Infelizmente, lamentamos a quantidade de colegas que perdemos durante esse período de pandemia que, infelizmente, ainda não acabou”, explicou.

Já a médica Luciana Cavalcante Trindade ressaltou o reconhecimento do Poder Legislativo Estadual ao trabalho do Conselho Regional de Medicina, pelo que o órgão fez e continua fazendo ao longo da pandemia. “Nós estamos fazendo um trabalho incansável visitando os serviços, e temos também realizado reuniões semanais reiteradas com diretores técnicos de hospitais, além de capacitações para médicos da Paraíba, por todo o estado. Durante toda a pandemia estivemos e estaremos sempre ao lado dos médicos, mostrando o nosso apoio e também respondendo às autoridades solicitantes os números que eles nos requisitavam”, disse.

Edição do Para Onde Ir: Sérgio Botêlho, com informações da Assembleia Legislativa da Paraíba 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.