Os jornais só têm atenções voltadas para a Argentina e os primeiros anúncios do presidente eleito naquele país. Ele reitera plano de fechar o Banco Central e privatizar petrolífera. Mas não revelou ainda quem vai ser o ministro da Economia do seu governo.
Manchetes do dia:
“Após vitória, Milei reitera privatizações e fim do Banco Central. Falta de apoio no Congresso, porém, pode barrar primeiras medidas do presidente eleito.” Manchete de capa do O Globo.
“Milei reafirma plano de fechar BC e privatizar petrolífera e TV. Presidente eleito da Argentina diz que inflação cairá em até 2 anos.” Manchete de capa do Estadão.
“Milei diz que vai privatizar ‘o que puder’ e fechar o BC. Presidente eleito da Argentina inicia formação de equipe, mas não revela quem assumirá a pasta da Economia.” Manchete de capa da Folha.
“Milei combina medidas com Massa para tentar tranquilizar o mercado. A mudança que mais agradou à equipe do presidente eleito, que exigia a desvalorização do peso, foi a nova taxa de conversão do dólar para exportadores.” Manchete de capa do Valor Econômico.
Editoriais do dia:
“Fora do palanque, Milei tem de se provar viável. Vitória avassaladora nas urnas traduz desejo de se livrar do peronismo, que há décadas leva o país ao precipício.” Editorial do O Globo.
“Incêndios florestais reforçam a necessidade de política ambiental. Secas extremas serão mais frequentes, facilitando a propagação do fogo. Precisaremos estar preparados.” Editorial do O Globo.
“‘El Loco’ no poder. Milei conquista vitória acachapante contra peronismo, mas terá de moderar seu tom se quiser governar.” Editorial do Estadão.
“A responsável resposta de um tribunal. Após escândalos contra sua imagem, Suprema Corte dos EUA não culpou terceiros nem negou os fatos.” Editorial do Estadão.
“De novo, incentivo para montadoras. Volta do imposto de importação sobre veículos elétricos é a reafirmação do protecionismo no setor.” Editorial do Estadão.
“Mais letras e números. Mudança na educação de SP é bem-vinda; há desafios no ensino integral e técnico.” Editorial da Folha.
“Milei na Argentina. Situação dramática do país demanda negociação, não bravatas da direita populista.” Editorial da Folha.
“Israel passa para fase mais dura da guerra em Gaza. Plano de bombardear região sul da Faixa da Gaza, onde palestinos estão encurralados, é criticado pela ONU e EUA.” Editorial do Valor Econômico.
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a segunda-feira, 20, em alta de 0,95%, a 125.957 pontos. O dólar terminou o dia em queda de 1,12%, a R$ 4,85.