Relato médico: Kit Covid está matando ou provocando transplantes

Cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina, do kit Covid, causam efeitos colaterais; há casos de hepatite, exigência de transplante e mortes

Segundo relata matéria publicada pelo jornal Estado de São Paulo (Estadão), o uso do chamado kit covid, que reúne medicamentos sem eficácia contra a doença, mas que continua sendo prescrito por alguns médicos e propagandeado pelo presidente Jair Bolsonaro, levou cinco pacientes à fila do transplante de fígado em São Paulo e está sendo apontado como causa de ao menos três mortes por hepatite causada por remédios, de acordo com médicos ouvidos pelo jornal.

Conforme descreve a matéria, hemorragias, insuficiência renal e arritmias também estão sendo observadas por profissionais de saúde entre pessoas que fizeram uso desse grupo de drogas, que incluem hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina e anticoagulantes. O aumento relatado por médicos de pacientes que chegam ao pronto-socorro com algum efeito relacionado ao uso desses remédios, comenta o Estadão, coincide com o agravamento da pandemia.

Conselho Federal de Farmácia (CFF)

Apenas no caso da hidroxicloroquina, informa o Conselho Federal de Farmácia, o total vendido nas farmácias mais que dobrou, passando de 963 mil em 2019 para 2 milhões de unidades em 2020.

Estas e outras drogas, que compõem o chamado Kit Covid, foram prescritas por médicos brasileiros apesar de estudos científicos no Brasil e no mundo não apontarem benefícios e alertarem para riscos associados ao uso.

Recomendações

O CFF tem reiterado à sociedade que respeite às medidas como o uso de máscaras e o distanciamento social, visando à redução da sobrecarga dos serviços de saúde; reivindica das autoridades que todas as medidas possíveis sejam adotadas no sentido de garantir a imunização da população, o mais rápido possível; e apela pelo uso racional dos medicamentos, para que a pandemia não faça vítimas também entre pessoas que sequer contraíram o coronavírus, mas têm outras doenças tão graves quanto a Covid-19.

 

You may also like

Comente