RAPIDAMENTE. Uma didática ironia do destino?!

Sérgio Botêlho

Não muito habitualmente, mas ocasionalmente, desde que voltamos a João Pessoa, costumamos fazer feira no Mercado Central. E, quando a disposição não nos abandona, na Feira de Oitizeiro. Nas décadas de 1980 e 1990 fazíamos isso com bem mais regularidade. Não apenas os preços mais baixos e a maior variedade de mercadorias, mas também, e muito fortemente, porque é nessas feiras livres aonde de forma mais disponível se manifesta o espírito da cidade – por meio de seus falares e seus comportamentos mais significantes -, com o qual devemos estar sempre em dia, para não nos perdermos de nossa essência.

Outras feiras em João Pessoa

Nesse sentido, há outras feiras livres importantes em João Pessoa, a exemplo da que funciona no Bairro dos Estados e na de Jaguaribe. Confesso que não sei a quantas anda a feirinha da Primavera, próxima da antiga Estação Rodoviária, na parte geograficamente baixa da cidade.

Trajeto pelo boulevard da avenida João Machado

Pois bem. Fizemos isso, neste sábado 15. Dessa feita, cumprindo um trajeto que, pelo sempre belo e histórico boulevard da avenida João Machado, nos fez passar em frente ao antigo Bompreço, cuja inauguração, diziam inúmeras línguas desconfiadas, na primeira metade da década de 1970, teria sido, então, responsável pela decisão da prefeitura em proclamar a inativação do Mercado Central.

Apesar de tudo

Não que a principal feira livre de João Pessoa esteja às mil maravilhas. Contrariamente ao desejável, em seu interior reina um certo e lamentável caos, em meio a edificações arruinadas. No entanto, alicerçado nas tradições populares e em sua força urbana histórica, o Mercado Central, inaugurado em 1948, continua lá, funcionando – apesar do decreto de sua inativação, um dia, e de um visível abandono, hoje – enquanto o plausível algoz, o Bompreço, simplesmente fechou.
Não é uma didática ironia do destino?! (Sérgio Botêlho)
Publicado no Facebook

You may also like


Discover more from Parahyba e Suas Histórias

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente