8 de março: o Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, tem o objetivo maior de ressaltar a importância da igualdade de direitos entre mulheres e homens

Para entendermos a origem deste dia, precisamos remontar ao ano de 1908. Foi então que uma multidão de mulheres se reuniu em Nova York, nos Estados Unidos, para protestar contra as condições de trabalho e salário desfavoráveis.

No entanto, somente em 1910, durante o Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhague, Dinamarca, foi oficialmente proposto o Dia Internacional da Mulher. Naquela época, muitos países ainda não tinham direitos civis e políticos básicos para as mulheres.

Popularização

A partir do início dos anos 1930, muitos países começaram a celebrar o Dia Internacional da Mulher, a fim de reconhecer o importante papel desempenhado pela mulher na sociedade. A Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu oficialmente em 1975.

Atualmente, o Dia Internacional da Mulher é um momento de conscientização sobre a discriminação e as desigualdades ainda existentes entre homens e mulheres em todo o mundo.

No 8 de março, muitos países adotarão métodos de celebração, como a realização de eventos especiais. Ao mesmo tempo, com campanhas de conscientização e criação de políticas para promover a igualdade de direitos entre os gêneros.

No Brasil, o Dia Internacional da Mulher tem uma história curiosa. A data foi oficialmente instituída em 1932, quando o então presidente Getúlio Vargas decretou o dia 8 de março como feriado nacional.

Muitas conquistas foram alcançadas pelas mulheres ao longo dos anos,. Por exemplo, a obtenção de direitos políticos, direito ao voto e ao trabalho, entre outros.

Portanto, é importante que, nesta data, sejam reconhecidos os direitos das mulheres. As lutas travadas pelo movimento feminino mundial devem ser lembradas nesse dia. Afinal, são elas que dão significado ao Dia Internacional da Mulher.

Edição do Para Onde Ir: Sérgio Botêlho

Fale com o Para Onde Ir

You may also like

Comente