A beleza histórica da Igreja da Conceição de Vila Velha, Itamaracá

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Vila Velha, localizada na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco, é uma joia arquitetônica e histórica

Embora sua construção seja comumente atribuída ao ano de 1560, há registros que apontam para a possibilidade de sua existência já em 1526. Assim, a Igreja da Conceição de Itamaracá, se tornaria a mais antiga do Brasil.

Documentos guardados na Torre do Tombo, em Lisboa, sugerem que a igreja já existia em 1526. Dessa forma, apenas quatro anos após a chegada dos primeiros colonizadores portugueses ao Brasil. Se essa informação for verdadeira, a igreja de Itamaracá teria sido uma das primeiras edificações religiosas construídas no país. Portanto, teria acompanhado de perto os primeiros anos da colonização.

Contudo, segundo o Patrimônio de Influência Portuguesa, da Fundação Calouste Gulbenkian, trata‐se da segunda igreja mais antiga do Brasil, seguindo apenas a de São Cosme e Damião, em Igarassu. O prédio, segundo o estudo, sofreu duas significativas reformas desde as suas obras iniciais: ampliação da nave central e construção de uma capela seguida de um púlpito em 1729; e, no século XIX, inclusão de sacristia, uma nova capela e cemitério. A fachada frontal é datada de 1889 e suas faces laterais apresentam ameias e seteiras, sinalizando resquícios das práticas holandesas de fortificação de igrejas.

No entanto, importa dizer que a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Vila Velha, independentemente de sua data exata de construção, é um marco histórico e cultural.

Festa da padroeira

Ao longo dos séculos, a igreja tem sido palco de celebrações religiosas e festas populares, como a Festa da Padroeira, que atrai visitantes de todas as partes do país e do mundo. Além disso, a visita à Ilha de Itamaracá, um destino turístico dos mais importantes de todo o país, proporciona uma experiência única de contato com a natureza e a cultura local, com praias belíssimas, manguezais e trilhas ecológicas.

A história da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Vila Velha, em Itamaracá, é um fascinante capítulo da história do Brasil. Dessa maneira, seja ela datada de 1526 ou 1560. Ao visitar essa magnífica edificação, os turistas têm a oportunidade de aprender mais sobre o passado do país. Mas também a relação entre fé, cultura e colonização.

Itamaracá

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Vila Velha é apenas um dos muitos atrativos da Ilha de Itamaracá. Este paraíso localizado no litoral de Pernambuco é um importante polo turístico, que combina patrimônio histórico, belezas naturais e uma rica cultura local.

Itamaracá possui uma costa repleta de praias deslumbrantes, com águas cristalinas e mornas, ideais para banho e prática de esportes náuticos.

A ilha também é conhecida por seus manguezais e áreas de preservação ambiental, que abrigam uma diversidade de fauna e flora. A Estação Ecológica de Itamaracá, por exemplo, é um espaço dedicado à conservação e pesquisa da biodiversidade local. Os visitantes podem realizar trilhas ecológicas e passeios de barco pelos manguezais, explorando os encantos naturais de Itamaracá.

Edição do Para Onde Ir: Sérgio Botêlho

Fale com o Para Onde Ir

You may also like

Comente