2 de fevereiro é dia de Iemanjá e de Nossa Senhora dos Navegantes

455views

2 de fevereiro dia de Iemanjá, a rainha dos mares, identificada com Nossa Senhora dos Navegantes, cujo dia também se comemora hoje: festa grande na Bahia

Nesse dia, as águas do Oceano Atlântico se tornam um mar de fé, devoção e amor.

Todo ano, milhares de pessoas se reúnem na Praia de Iemanjá, em Salvador, para homenagear a rainha dos mares. Os devotos rezam, cantam e oferecem flores, frutas, doces e oferendas no mar.

Durante a celebração, muitas pessoas se banham no mar para serem abençoadas por Iemanjá. É uma grande oportunidade para os devotos se conectarem com o sagrado e buscarem serenidade, cura e harmonia.

O Dia de Iemanjá é um dia muito especial para os baianos. É uma celebração de amor, fé e devoção. É um dia para nos conectarmos com o sagrado e nos abençoarmos com a energia de Iemanjá.

Nossa Senhora dos Navegantes

O Dia 2 de Fevereiro também é dedicado a Nossa Senhora dos Navegantes, uma santa muito venerada no Brasil. Ela é conhecida como protetora dos navegantes, e é comemorada especialmente no litoral brasileiro.

Nossa Senhora dos Navegantes foi criada em homenagem aos portugueses, que trouxeram ao Brasil uma grande quantidade de marinheiros que vieram buscar fortuna e boa sorte. Estes marinheiros se dirigiam às águas do Atlântico, onde realizavam suas navegações.

A devoção a Nossa Senhora dos Navegantes é muito forte no Brasil. Ela é muito presente em igrejas e em casas dos brasileiros, especialmente nas regiões litorâneas. Além disso, é comum que os navios e embarcações levantem a bandeira da santa para pedir proteção durante a viagem.

Todos os anos, no dia 2 de Fevereiro, é comemorado o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes. Nesses dias, muitos peregrinos se reúnem para orar e agradecer à santa sua proteção. Também é comum que se faça festividades e celebrações para homenagear a santa e pedir por sua bênção.

Portanto, o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes é uma importante data para os brasileiros, pois é um dia para orar, agradecer e celebrar a devoção que eles têm pela santa.

Sincretismo religioso

O sincretismo religioso entre Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes, que é muito forte na Bahia, tem raízes profundas na história, pois foi desenvolvido a partir da fusão entre as tradições africanas e católicas.

O culto a Iemanjá, que é uma divindade africana, foi trazido para o Brasil pelos escravos africanos durante o período colonial e foi misturado com a veneração a Nossa Senhora dos Navegantes, que é a padroeira dos marinheiros brasileiros.

Essa sincretização religiosa é muito importante para os devotos e é muito comum ver festas e celebrações realizadas com os dois símbolos religiosos. Durante essas celebrações é comum ver as pessoas adornando suas casas e seus corpos com elementos de ambas as religiões, como flores, cores, velas, etc.

Essa fusão entre o catolicismo e o candomblé é muito marcante na cultura regional e é um dos maiores exemplos da miscigenação brasileira. A sincretização religiosa entre Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes é, portanto, uma tradição muito importante para a região e é um testemunho da cultura brasileira.

Sergio Botêlho, na edição dos destaques do Para Onde Ir

You may also like

Comente