26 de fevereiro de 1616: Galileu é repreendido pela Igreja

Por defender o heliocentrismo, a tese de que a Terra gira em torno do Sol, e não o contrário, Galileu leva Advertência da Igreja Católica

Galileu leva Advertência da Igreja Católica por defender o heliocentrismo, a tese de que a Terra gira em torno do Sol, e não o contrário, 

A afirmação já havia sido feita, antes, por Nicolau Copérnico (1473-1543). Segundo o astrônomo e matemático polonês, a Terra girava em torno do Sol (o heliocentrismo), e não o contrário. A contrariedade maior com a tese foi da Igreja Católica.

Segundo os dogmas vigentes, no Vaticano, a preferência era pela formulação geocêntrica, ou seja, de que o Sol, e todas as outras estrelas e planetas, giravam em torno da Terra, teoria que era sustentada desde o cientista grego Ptolomeu, nascido nos anos 90 d.C.

Galileu passou a defender a tese de Copérnico após ter aperfeiçoado seu telescópio e, com isso, tido condições de melhor observar o universo e seus mistérios. Foi quando descobriu que a Terra não podia estar imóvel, e aderiu ao heliocentrismo por volta de 1609.

Começaram então os problemas com a Igreja Católica, apesar de Galileu gozar de grande prestígio como cientista e ser Primeiro Matemático e Filósofo na corte de Cósimo II de Médicis, grão-duque da Toscânia e governante de Florença.

Reação do Clero

Entraram em cena os setores mais conservadores do Clero e, mesmo, de alguns sábios mais submissos à poderosa Igreja da época. Foi quando o Papa Paulo V entendeu de lhe encaminhar uma Advertência.

O encarregado de dar a Advertência a Galileu foi o cardeal Roberto Bellarmino (1542-1621), que chamou o cientista em sua (do cardeal) residência para passar-lhe o pito dogmático, o que aconteceu em 26 de fevereiro de 1616.

Disse Bellarmino a Galileu que: a afirmação de que o Sol é o centro imóvel do sistema do mundo é temerária, quase heresia; a afirmação de que a Terra se move está teologicamente errada; proíbe-o de falar do heliocentrismo como realidade física, mas autoriza-o a referir-se a este apenas como hipótese matemática.

Contudo, posteriormente à Advertência, Galileu publicou o Diálogo Sobre os dois Principais Sistemas do Mundo (de 1632), onde defendia o heliocentrismo. Então, o Papa Urbano VIII o condenou à prisão domiciliária pelo resto da vida. 

O resto da história da ciência a gente sabe bem…

Fontes:

Heliocentrismo é repreendido pela Igreja Católica

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Cop%C3%A9rnico

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ptolemeu

 

You may also like

One thought on “26 de fevereiro de 1616: Galileu é repreendido pela Igreja

Comente