Flup 2023 celebra cultura afro-brasileira

Flup 2023: evento reúne escritores, músicos e artistas na Ladeira do Livramento (Rio) com homenagens e lançamento de livro

A Festa Literária das Periferias (Flup) divulgou a agenda da edição de 2023. De acordo com o documento, o evento ocorrerá no dia 13 de maio, data marcada pela abolição da escravatura no Brasil. Mas também, pelo dia dos pretos e pretas-velhas na Umbanda e o aniversário do autor Lima Barreto. Portanto, o escritor será homenageado no evento através do lançamento do livro “Quilombo do Lima”. Trata-se de uma coletânea de contos de 22 autores negros inspirada em sua obra.

A Flup 2023 terá como palco principal a Ladeira do Livramento, na região da Providência, no Rio de Janeiro. A região é conhecida como berço da favela, do samba, da literatura e das culturas afro-brasileiras. Foi, ainda, onde nasceu Machado de Assis, outro homenageado nesta edição, ao lado de Mãe Beata de Iemanjá, com o tema “Mundo da palavra, palavra do mundo”. Dessa forma, a organização destaca a importância dos dois ícones na construção da identidade cultural brasileira e na luta pelos direitos humanos, com ênfase nas questões raciais, de gênero e LGBTQIA+.

Ancestralidade

Julio Ludemir, diretor-fundador da Flup, afirma que a celebração tem como objetivo evocar ancestrais e reconhecer a genialidade de autores consagrados. Daniele Salles, porta-voz da Flup, ressalta a importância da cultura oral afro-brasileira e o papel dos líderes religiosos na transmissão de sabedoria.

A programação inclui cortejos carnavalescos, atividades infantis, feijoada, debates, homenagens e apresentações musicais. Entre os destaques estão o escritor e músico Gilberto Gil, o sambista Haroldo Costa, a escritora Eliana Alves Cruz e a cantora Leci Brandão.

Para o público infantil, a Flup 2023 traz o Cortejo de Leitura na Ladeira do Livramento, comandado pelas Pretinhas Leitoras, Duda e Helena Ferreira, e a participação de 13 autoras negras de livros infantis. Além disso, haverá entrevista com o escritor Henrique Rodrigues, autor do livro “Machado de Assis menino”, e atividades recreativas na Rua do Monte. O Bailinho da Crespinhos, liderado por Elis MC, encerra a programação voltada às crianças com hip-hop, passinho e coreografias.

Edição do Para Onde Ir: Sérgio Botêlho

Fale com o Para Onde Ir

 

 

 

You may also like

Comente