Festa da Conceição no Cordão Encarnado é tradição em João Pessoa

Sérgio Botêlho – Em João Pessoa o bairro do Cordão Encarnado promove, anualmente, uma festa com partes religiosa e profana bastante tradicional, que tem início, geralmente, em 29 de novembro e segue até o dia 08 de dezembro, dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição.

DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, APROVEITE E ASSINE O BLOG POR E-MAIL. ACESSE CLICANDO AQUI

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição fica na rua São Miguel, que marca o final do Cordão Encarnado, bem próximo ao Cemitério Senhor da Boa Sentença. Normalmente, durante a festa, a frente e as laterais da paróquia ficam tomadas por barracas e um parque de diversões.

Parte religiosa

Na parte religiosa, há uma tradicional novena celebrada na capela, com grande concorrência de fiéis, não apenas do Varadouro e do Cordão Encarnado, mas também de outras partes de João Pessoa e da cidade de Bayeux.

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

Nossa Senhora da Conceição

De acordo com a fé católica, Nossa Senhora da Conceição ou Imaculada Conceição é a representação de Maria, mãe de Jesus, sem mancha, uma vez que, segundo os cânones católicos, ela concebeu o filho de Deus por força da graça divina. A Igreja ainda prega que Maria viveu uma vida sem qualquer tipo de pecado.

No dia 8 de dezembro, então, a programação na paróquia da rua São Miguel tem início às 8 horas da manhã, com o Ofício de Nossa Senhora. Às 08hs30min acontece o Terço Mariano. Às 9 horas, a Santa Missa.

Na parte da tarde, do dia 08 de dezembro, a partir das 16 horas, sai uma procissão da Igreja Matriz, fazendo o seguinte roteiro: rua São Miguel, Praça da Pedra, e pelas ruas Cruz Cordeiro, Alice Caldas, Rua da República e Visconde de Itaparica, retornando para a Matriz e encerrando com a Santa Missa.

É mais uma dentre tantas homenagens prestadas a Nossa Senhora da Conceição, na Paraíba. Na própria região da parte baixa de João Pessoa há uma outra sobre a qual vamos falar no próximo relato, aqui, no Para Onde Ir.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.