6 de abril:  Dia Internacional do Esporte para Desenvolvimento e Paz 

O direito de acesso e participação em esporte é reconhecido em várias convenções sob o patrocínio da Organização das Nações Unidas (ONU)

O direito de acesso e participação em esporte é reconhecido em várias convenções sob o patrocínio da Organização das Nações Unidas (ONU)

O Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz é comemorado no dia 6 de Abril. Esta data comemorativa foi estabelecida durante uma Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2013.

Neste dia, o objetivo é comemorar o potencial do esporte para a educação e formação cívica dos cidadãos. Outra característica do esporte é a sua capacidade de quebrar barreiras linguísticas e culturais, incentivando uma convivência pacífica.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável identificou o esporte como um facilitador do desenvolvimento sustentável.

Dois instrumentos da ONU, o Plano de Ação Kazan 2017 e o Plano de Ação Global sobre Atividade Física 2018-2030, pretendem ajudar nesta área.

A ONU lembra, no entanto, que nenhuma instituição ou entidade pode fazer isso sozinha. Amina Mohammed deu dois exemplos do trabalho que a ONU está fazendo com outras entidades.

Com o Comitê Olímpico Internacional e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, a ONU pretende aumentar a conscientização global sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs.

Foi desenvolvido o Plano de Sustentabilidade dos Jogos de Tóquio 2020 (que ficou para agora em 2021), que apresenta soluções inovadoras, esforços para abordar a mudança climática e respeitar os direitos humanos e práticas empresariais de trabalho justas.

Também está trabalhando com a Federação Internacional de Futebol, Fifa, para avançar as mulheres em posições de liderança e aproveitar ao máximo o esporte para o desenvolvimento da juventude e construção de capacidades.

Direito

O direito de acesso e participação em esportes é reconhecido em várias convenções internacionais.

Em 1978, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, Unesco, descreveu esta atividade como um “direito fundamental para todos”. Segundo a ONU, no entanto, “o direito de brincar e de praticar esportes tem sido frequentemente ignorado ou desrespeitado.”

Nos anos 2000, o esporte também fazia parte dos Objetivos do Desenvolvimento do Milénio. Na Agenda 2030, a Assembleia Geral reconheceu a atividade como “um importante facilitador do desenvolvimento sustentável”, destacando “sua promoção da tolerância e respeito e as contribuições para o empoderamento das mulheres e dos jovens, indivíduos e comunidades.”

Fontes:

ONU lembra que “o esporte tem o poder de mudar o mundo”

 

Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz

You may also like

Comente