30 de agosto: Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

Em 30 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

Para que a doença se torne cada vez mais conhecida no Brasil e os pacientes possam receber o diagnóstico e o tratamento adequado, comemora-se em 30 de agosto o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, uma doença rara que provoca dificuldades motoras e sensitivas. 

SAIBA MAIS SOBRE EFEMÉRIDES, DESTAQUES DO DIA A DIA

Nesse sentido, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) divulga os cursos “Empoderamento de pessoas com doenças raras” e “Políticas públicas para pessoas com doenças raras”.

“As pessoas com condições raras de saúde enfrentam desafios constantes nas mais diferentes esferas da vida em sociedade. As adversidades podem resultar em invisibilidade e na não garantia de direitos estabelecidos constitucionalmente, como por exemplo o acesso aos estudos”, relembra o secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Claudio Panoeiro, ao comentar sobre a importância das capacitações disponibilizadas pelo MMFDH.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 40 mil brasileiros convivem com a Esclerose Múltipla. Entre os sintomas estão fadiga, rigidez, fraqueza muscular, desequilíbrio, dificuldades para falar e engolir, além de alterações emocionais. Apesar da cura ainda não ser conhecida, ano após ano surgem terapias e fármacos que aliviam sintomas e aumentam a qualidade de vida das pessoas que convivem com a doença.

FONTE:

https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2022/eleicoes-2022-periodo-eleitoral/dia-nacional-de-conscientizacao-sobre-a-esclerose-multipla-chama-atencao-para-a-causa-das-pessoas-com-doencas-raras#:~:text=Para%20que%20a%20doen%C3%A7a%20se,provoca%20dificuldades%20motoras%20e%20sensitivas.

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente

Up ↑

%d bloggers like this: