5 de maio: Dia Nacional do Líder Comunitário

Dia Nacional do Líder Comunitário: A data tem como objetivo homenagear a pessoa responsável que faz o intermédio entre a sociedade civil e a gestão pública

Em 27 de março de 2006, o decreto de lei nº 11.287 instituiu a data de 5 de maio como Dia Nacional do Líder Comunitário.

Esta data tem como objetivo homenagear a pessoa responsável que faz o intermédio entre a sociedade civil e a gestão pública. 

O líder comunitário é aquele que aponta junto ao poder público, em nome da comunidade, onde está faltando água, onde falta escola. Em suma, onde a população precisa de mais médicos e postos de saúde, de saneamento básico. 

Eles também são conhecidos como agentes de transformação, desempenham um papel vital na sociedade. Nesse sentido, eles agem como mediadores entre os órgãos governamentais e a população local. Dessa forma, trabalham para identificar as necessidades de suas comunidades e buscar soluções, sejam elas em áreas como educação, saúde, segurança, geração de emprego ou infraestrutura. Além disso, promovem a integração social e o engajamento cívico, incentivando a participação ativa dos membros da comunidade nas decisões que afetam suas vidas.

Dia de agradecimento

O Dia Nacional do Líder Comunitário é uma oportunidade para celebrar e agradecer a todos aqueles que dedicam suas vidas a servir suas comunidades, enfrentando desafios e superando obstáculos em busca de um futuro mais justo e próspero. É também um momento para reafirmar o compromisso da sociedade em apoiar esses líderes e trabalhar juntos em prol do desenvolvimento sustentável e da justiça social.

A presença do líder comunitário é de extrema importância nas negociações em busca pelos direitos perante os poderes do Estado (Executivo, Legislativo e Judiciário).

O líder comunitário age seguindo os preceitos básicos dos direitos humanos e da Constituição Federal que rege a sua localidade.

FONTES:

Dia nacional do líder comunitário é oficialmente celebrado no dia 5 de maio – ANF – Agência de Notícias das Favelas |

Movimento Popular Socialista comemora Dia Nacional do Líder Comunitário em oito estados – PSB 40

Edição: Sérgio Botêlho

You may also like

Comente