28 de agosto: Dia dos Bancários

Hoje, 28 de agosto, é dia do bancário e da bancária que relembra a grande mobilização da categoria em 1951, em São Paulo

Dia 28 de agosto, dia de celebrar lutas e conquistas históricas, de reconhecer o quanto cada um e cada uma é valioso e essencialE para homenagear a categoria, o Sindicato fez projeções em fachadas de prédios em locais estratégicos da capital paulista, na véspera do dia, quinta 27, surpeendendo população que passava pelo local. O Sindicato deseja a todos muita saúde, empregos e valorização profissional.

SAIBA MAIS SOBRE EFEMÉRIDES, DESTAQUES DO DIA A DIA

Dia do bancário

Uma greve histórica que durou 69 dias. O ano de 1951. Mesmo reprimidos pela polícia e boicotados pela mídia, os bancários resistiam na luta por reajuste de 40%. A resistência foi, sobretudo, dos bancários da capital paulista, onde já se concentrava a maioria dos trabalhadores do setor financeiro. Por fim, a decisão final coube à Justiça, que concedeu 31% de aumento após rever os cálculos da inflação.

A grande mobilização de 1951 se tornou um marco na história da categoria bancária e resultou na criação de vários sindicatos pelo Brasil. Desde então, comemora-se o Dia do Bancário em 28 de agosto.

FONTE:

https://spbancarios.com.br/08/2020/projecoes-celebram-dia-do-bancario-em-sao-paulo

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente

Up ↑

%d bloggers like this: