31 de julho: Dia do Guarda Florestal

Em 31 de julho é celebrado o Dia do Guarda Florestal, protetor das áreas naturais e da biodiversidade

31 de julho é a data escolhida para celebrar o trabalho de um dos profissionais responsáveis pela proteção da biodiversidade nas áreas naturais controladas pelo governo, e também homenagear aqueles que perderam a vida trabalhando.

SAIBA MAIS SOBRE EFEMÉRIDES, DESTAQUES DO DIA A DIA

Este dia foi celebrado pela primeira vez em 2007 pelo 15º aniversário da Federação Internacional dos Guardas-Florestais, que todos os anos coordena o dia mundial do guarda florestal juntamente com dezenas de associações.

Em sua rotina, além de protegerem a natureza combatendo incêndios e fiscalizando a área, são também responsáveis por atender ao público, facilitando a conexão das pessoas com a natureza em visitas às áreas protegidas.

Esses profissionais contribuem diretamente para a redução de algumas das causas das Mudanças Climáticas Globais, pois protegem as áreas naturais, que têm sua conservação diretamente relacionada ao equilíbrio térmico e atmosférico do planeta.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), esses profissionais contribuem para a construção da paz ambiental, auxiliando na gestão de recursos naturais e reduzindo conflitos entre humanos e animais selvagens.

Em 2018, a União Internacional para a Conservação da Natureza declarou que o gorila da montanha não está mais “criticamente ameaçado” de extinção, sendo reclassificado apenas como “ameaçado”, graças aos esforços de conservação de inúmeros profissionais, em especial os guardas florestais.

FONTES:

ONU News, Dia Mundial destaca papel do guarda-florestal na conservação do ambiente: https://news.un.org/pt/story/2019/07/1681931 

Site da WWF , O guarda florestal defensor do meio ambiente: https://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?66762/O-guarda-parque-defensor-do-meio-ambiente

Site ciclo vivo, Guardas florestais sao herois da conservacao: https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/guardas-florestais-herois-conservacao-selvagem/

Parque Cientec da USP

https://parquecientec.usp.br/publicacoes/dia-mundial-do-guarda-florestal

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente