Comemorando, em 5 de março, o Dia do Filatelista Brasileiro, segmento da sociedade que tem ou desenvolve o interesse na coleção de selos
O Dia do Filatelista Brasileiro neste 5 de março. Dessa forma, todos aqueles que têm ou desenvolvem o interesse na coleção de selos são homenageados. A filatelia é uma das atividades mais antigas do mundo.
O filatelista brasileiro, através dos anos, tem contribuído para preservar a história do Brasil, pois os selos emitidos desde a época do Império, contêm informações sobre a vida cotidiana de então.
Além disso, o hobby é uma forma de conhecer outras culturas, pois é possível adquirir selos de diversos países.
Para celebrar o Dia do Filatelista Brasileiro, o Ministério da Cultura lança, anualmente, selos comemorativos, que retratam algum assunto da história do país.
Chico Mendes foi homenageado no ano de 2021. Dessa forma, com o lançamento de selos. O líder acreano lutava pela preservação do meio ambiente. Obras de Candido Portinari também foram homenageadas.
Comprar selos em feiras e exposições é outra forma de marcar a data. Afinal, diferentes regiões do país organizam essas feiras e exposições.
Pela internet
Na internet, existem diversos sites de compra e venda de selos, que oferecem diferentes modelos e preços. Além disso, grupos de discussão e de troca de selos, que possibilitam a interação entre os colecionadores.
Participar de outras atividades relacionadas ao hobby é outra maneira de celebrar o Dia do Filatelista Brasileiro. Por exemplo, na montagem de álbuns de selos ou a criação de cartões postais.
Com essas e outras formas de comemorar a data, o filatelista brasileiro tem a oportunidade de preservar a história do país. E ainda de conhecer outras culturas e aprimorar o seu conhecimento na área.
Portanto, neste 5 de março, todos aqueles que têm interesse na coleção de selos podem aproveitar para celebrar o Dia do Filatelista Brasileiro e contribuir para a preservação da história do Brasil.
Edição do Para Onde Ir: Sérgio Botêlho
Fale com o Para Onde Ir
Comente