6 de agosto é Dia do Escotista porque em 6 de agosto de 1920 Baden-Powell foi aclamado Chefe Escoteiro do Mundo
No dia 6 de agosto de 1920, ao final do 1º Jamboree Mundial, em Olympia, Baden-Powell foi aclamado, por uma manifestação espontânea de milhares de jovens de dezenas de países, como Chefe Escoteiro do Mundo.
SAIBA MAIS SOBRE EFEMÉRIDES, DESTAQUES DO DIA A DIA
Ele aceitou um título que nenhum rei ou governo podia conferir, e de todas as honras que lhe eram destinadas, esta era para ele a mais valiosa. Na ocasião, disse: “Que esta seja a vontade de vocês. Antes de partir estamos dispostos a desenvolver entre nós mesmos e nossos jovens esta amizade, através do espírito mundial da Fraternidade Escoteira, a fim de que possamos ajudar a levar a paz, o bom humor no mundo, e a boa vontade entre os homens”.
Muitos anos depois, na Região Interamericana, em uma reunião de escoteiros-chefes do Cone Sul, por uma proposta do Paraguai, acordou-se promover o dia 6 de agosto como o Dia Interamericano do Escotista, precisamente em comemoração a data em que o fundador Robert Baden-Powell foi proclamado Chefe Escoteiro Mundial.
O dia 6 de agosto é, portanto, um dia de comemoração e reflexão, no qual devemos lembrar que, há mais de noventa anos, em um momento em que o mundo vivia em grande ebulição, uma grande manifestação de vozes jovens, de muitos países, concluiu o primeiro dos Jamborees Mundiais, sobre o qual Baden-Powell refletiu e escreveu:
“Não pode haver se encontrado ninguém entre nós, sob aquela grande barraca, que não concordaria que aqui, nestes tempos de ansiedade e dúvida, se lançou um projeto cheio de promessas e de esperanças, onde homens e futuros homens de todas as nações se reunirão como irmãos, em mútua e feliz camaradagem, sob um ideal comum para o bem-estar do mundo”.
Hoje, agradecemos e homenageamos todos os escotistas que doam aos jovens seu tempo, seu carinho, e que se dedicam à construção de um mundo melhor.
FONTE:
Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir