14 de agosto: Dia do Cardiologista

O dia 14 de agosto é marcado pelo Dia do Cardiologista

Na verdade, caberia aqui uma inversão, deveria ser comemorado o dia do cardiopata, pois só em função do paciente cardíaco se justifica o cardiologista.

SAIBA MAIS SOBRE EFEMÉRIDES, DESTAQUES DO DIA A DIA

O coração foi identificado em diferentes culturas e desde épocas muito antigas como a sede da alma, do intelecto, da vida e do próprio ser.

Nestes nossos tempos, menos poéticos e mais científicos, verificamos que as doenças que acometem o coração são as maiores responsáveis pelas mortes de homens e mulheres após os quarenta anos de idade.

Dentre essas doenças, a mais prevalente é a doença aterosclerótica coronária, ou seja, a formação de placas de aterosclerose nas artérias do coração, as artérias coronárias, que obstruem a passagem do sangue e levam à isquemia do músculo cardíaco.

Além da obstrução crônica estas placas podem sofrer um processo de ruptura que leva à formação de um coágulo de sangue sobre a placa e a obstrução total do fluxo sanguíneo de forma súbita, a consequência deste fenômeno é o infarto agudo do miocárdio, principal causa de morte nas sociedades ocidentais.

FONTES:

https://sp.unifesp.br/epm/noticias/dia-do-cardiologista-2021

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente