O dia 1º de setembro é o Dia da Bailarina. O balé surgiu nas cortes italianas no século XV, mas se desenvolveu na Inglaterra, Rússia e França
Os princípios do balé são postura ereta, rotação dos membros inferiores, verticalidade, disciplina, leveza, harmonia e simetria.
SAIBA MAIS SOBRE EFEMÉRIDES, DESTAQUES DO DIA A DIA
As primeiras apresentações diante da plateia eram feitas com o público sentado em camadas ou galerias, disposto em três lados da pista de dança.
É um tipo de dança influente a nível mundial que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio. Este gênero de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática. Ele é ensinado em escolas próprias em todo o mundo, que usam suas próprias culturas e sociedades para informar esse tipo de arte. As diferentes técnicas de balé, entre elas mímica e atuação, são coreografadas e realizadas por artistas formados e também acompanhadas por arranjos musicais (geralmente de orquestra mas, ocasionalmente, vocal). É um estilo equilibrado de dança que incorpora as técnicas fundamentais para muitas outras formas de dança. A sua forma mais conhecida é o balé romântico ou “Ballet Blanc”, que valoriza a bailarina em detrimento de qualquer outro elemento, focando no trabalho de pontas, fluidez e movimentos acrobáticos precisos. Esta forma utiliza como figurino o convencional tutu francês de cor branca.
Atualmente existem várias outras modalidades de balé, entre eles balé expressionista, neoclássico e modalidades que incorporam elementos da dança moderna.
FONTES:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bal%C3%A9
Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir