De Repente na Rede faz homenagem ao cantador paraibano Geraldo Alves

O apresentador oficial dos projetos é o declamador Iponax Vila Nova, que, além de conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo Estado

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (11), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, uma versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/TVfunesc). A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem ao repentista Geraldo Alves (PB).

Geraldo Alves nasceu no sítio Sanharão, em Paulista (PB), em 24 de setembro de 1947. Apesar de ter levado a vida no campo, sem muitas oportunidades de estudo, nutriu amor pelos livros a que teve acesso e, com isso, conseguiu um razoável conhecimento literário. 

Espelhando-se também no seu pai, Raimundo Alves de Farias, prodigioso repentista, Geraldo se tornou poeta, repentista e cantador, dedicando-se à viola e participando de inúmeras cantorias com profissionais de sua geração. Participou de programas de rádio, congressos e festivais, vencendo muitos deles. Como autor, publicou os livros “Entranhas da Terra” e “Caminhos calcinados”. Vive no município de Paulista até os dias atuais, escrevendo trovas e esboçando o lançamento de mais um livro. 

Na estrada – Mesmo com a permanência do formato virtual do ‘De Repente na Rede’, que já vem acontecendo há mais de dois anos, a Funesc deu início, em janeiro deste ano, ao ‘De Repente na Estrada’, um projeto presencial que envolve 30 repentistas de seis estados nordestinos (Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão) e que, até dezembro, circulará nos municípios de Bananeiras, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Aguiar, São Bento, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana, fortalecendo a arte do repente no interior do Estado.

O apresentador oficial dos projetos é o declamador Iponax Vila Nova, que, além de conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo Estado.  Nascido na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, um dos maiores repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia e vem levando a arte popular para os mais distantes grotões do país. 

Serviço 

De Repente na Rede 

Quarta-feira, 11/05/2022, às 19h 

Homenageado: Geraldo Alves (PB)

Apresentação: Iponax Vila Nova

TV Funesc: www.youtube.com/TVfunesc

Edição do Para Onde Ir: Sérgio Botêlho, com informações da Secom-PB

You may also like

Comente