27 de agosto: Dia do Corretor de Imóveis

Dia 27 de agosto é comemorado o dia do Corretor de Imóveis, data em que a profissão foi regulamentada, sendo, então, criado seu Conselho Federal e os Conselhos Regionais (CRECI’s)

A profissão de corretor de imóveis está presente no Brasil desde os tempos da colonização. Entretanto, foi apenas no início do séc. XX com o desenvolvimento das cidades e a comercialização de imóveis, que a corretagem se destacou. 

SAIBA MAIS SOBRE EFEMÉRIDES, DESTAQUES DO DIA A DIA

A luta dos corretores de imóveis pela regulamentação da profissão foi longa e no dia 27 de agosto de 1962 foi publicada, no Diário Oficial da União, a Lei nº 4.116/62. Assim, estava regulamentada a profissão do Corretor de Imóveis. Porém a mesma acabou sendo revogada por ter sido julgada parcialmente inconstitucional, pois não apresentava a grade curricular necessária para uma formação técnica específica. Mesmo com a lei revogada a data marcou para sempre a profissão,  tornando o dia 27 de agosto como o “Dia Nacional do Corretor de Imóveis”.

16 anos depois, a luta continuou e a nova regulamentação foi obtida com a Lei n° 6.530/78, que, além de permitir o exercício da profissão ao Técnico em Transações Imobiliárias, ratificou também a atuação dos Conselhos Federal e Regionais – autarquias dotadas de personalidade jurídica de direito público, vinculadas ao Ministério do Trabalho, com autonomia administrativa, operacional e financeira. Aos Conselhos, cabe a disciplina e fiscalização do trabalho dos profissionais que compõem a categoria.

O fortalecimento da classe começou com o surgimento do primeiro Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Brasil. Que foi o da 1ª Região, no Rio de Janeiro, em 26 de outubro de 1962. Na mesma data foram criadas outras seis unidades do conselho. 

FONTE:

https://www.crecies.gov.br/27-de-agosto-dia-do-corretor-de-imoveis/#:~:text=Mesmo%20com%20a%20lei%20revogada,Nacional%20do%20Corretor%20de%20Im%C3%B3veis%E2%80%9D.

https://www.lopes.com.br/blog/cultura/dia-do-corretor-de-imoveis/

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente