8 de julho: Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico – Data homenageia a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
O Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico foi criado por meio de duas leis, sancionadas em datas diferentes.
Em 2001, por meio da Lei n. 10.221/2001, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou o Dia Nacional da Ciência, com o objetivo de comemorar essa data em todos os estabelecimentos educacionais do país.
Alguns anos depois, em 2008, o ex-vice-presidente José de Alencar, por meio da Lei n. 11.807/2008, sancionou o Dia Nacional do Pesquisador.
Ambas são celebradas no dia 8 de julho. Dessa forma, uniram-se as comemorações e a data passou a ser conhecida como o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico.
O dia 8 de julho foi escolhido por ter sido nessa data, no ano de 1948, a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
A SBPC é uma entidade civil, sem fins políticos ou posições partidárias, que desenvolve atividades para expandir e aperfeiçoar os sistemas nacionais de ciência e tecnologia.
O objetivo da celebração do Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico é estimular o gosto dos jovens pela ciência e divulgar os saberes científicos para a sociedade.
Em razão disso, muitas escolas, faculdades, universidades e outras instituições realizam atividades como feiras de ciências, palestras, visitas guiadas, entre outros eventos comemorativos.
Dessa forma, mais estudantes podem conhecer e tomar gosto pela ciência, algo tão importante para o desenvolvimento da sociedade.
A importância da ciência e da pesquisa para a sociedade
A ciência é o que possibilita que se compreenda mais sobre a natureza, a sociedade e tudo o que envolve as nossas vidas. A partir disso, são desenvolvidos recursos que facilitam o nosso dia dia e nos permitem ter mais bem-estar.
Se hoje você está lendo este artigo em um computador, celular ou tablet, por exemplo, é porque os cientistas estudaram e desenvolveram tecnologias que possibilitam isso.
Em razão da ocorrência da pandemia da Covid-19, as pessoas puderam ver e compreender mais profundamente a importância da ciência.
FONTE:
Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir