23 de março: dia de homenagear o grande Chico Anysio

474views

Chico Anysio, criador de mais de mais de 200 personagens, perfeitamente identificáveis, morreu em 23 de março de 2012, em odores de glória

Hoje, 23 de março, é dia de homenagear um grande sujeito. Um nordestino, de Maranguape, no Ceará, que durante décadas, com muita versatilidade e inteligência, fez o povo brasileiro rir.

A homenagem é a Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, mais conhecido por Chico Anysio, que, em 23 de março de 2012, nos deixava com destino a outros planos, restando a nós outros uma saudade que até hoje perdura. 

Nascido em 12 de abril de 1931, Chico Anysio é uma das partes da história da televisão brasileira. Foi na TV Rio, em 1957 que ele criou o antológico Professor Raimundo, que hoje sobrevive tendo como substituto um de seus filhos.

Chico morreu após uma parada cardiorrespiratória, causada por falência múltipla dos órgãos, decorrente de choque séptico por infecção pulmonar, segundo nos lembra o Portal UOL, do Grupo Folha.

Personagens

Durante sua vida artística, criou personagens que entraram para o imaginário nacional como “Professor Raimundo”, com o bordão “E o salário, ó!”. Ao todo, foram mais de 200 personagens em 65 anos de carreira. 

Além de humorista, Chico Anysio também foi ator, dublador, escritor, compositor e pintor. O humorista começou a carreira na década de 50, na Rádio Guanabara, onde esbanjava talento imitando vozes. 

Seus programas de maior sucesso foram na Rede Globo, onde comandou “Chico City” (1973-1980), “Chico total” (1981 e 1996, em períodos espaçados) e “Chico Anysio Show” (1982-1990) e “Escolinha do Professor Raimundo”. 

Como escritor, o humorista foi autor de 21 livros, entre eles sucessos da década de 70 como “O Batizado da vaca”, “O telefone amarelo” e “O enterro do anão”. Seu último livro foi “O canalha”, lançado em 2000. 

Ele foi casado cinco vezes, sendo que o seu relacionamento mais conhecido foi o com a ex-ministra da Economia do governo do presidente Fernando Collor, Zélia Cardoso de Mello – com quem teve dois filhos.

Grande Chico Anysio!

Fonte:

Morre o humorista Chico Anysio

You may also like

Comente