Antecipação de feriados é alternativa ao furor da Covid, no país

Cidades estão adotando a saída dos feriados antecipados como meio de implementar o isolamento social de forma mais ampla,

Diversas cidades do país, a exemplo do Rio de Janeiro e de São Paulo, passaram a adotar o expediente da antecipação de feriados para buscar o controle da covid-19, que tem incrementando seu poder de infecção nos últimos tempos.

Segundo noticia a Folha, o governo de São Paulo registrou 110% no número de internações de pacientes com Covid-19 nas últimas quatro semanas. Assim, neste domingo 21 de fevereiro, eram 13.665 hospitalizados. Atualmente, são 28.638, diz a matéria.

Segundo o secretário de estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, ainda de acordo com a Folha, o estado de São Paulo já tem 91,2% dos leitos de UTI para Covid-19 ocupados. Na Grande São Paulo, essa taxa chega a 91,3%.

No Rio de Janeiro, segundo a prefeitura, e conforme matéria veiculada em O Globo, a cidade estabilizou (ainda em padrões altos) o total de novos casos da doença e a alta na procura por emergências, que chegou a 20%. 

Também houve aumento no número de pacientes em UPAS com sintomas de síndrome gripal, o que pode apontar para uma tendência no aumento da quantidade de casos de Covid-19. Por essa razão, estão sendo adotadas medidas restritivas por uma semana.

Nesta segunda-feira (22), os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de Niterói, Axel Grael, após reunião com o governador do estado, Cláudio Castro, podem anunciar a antecipação dos feriados de abril para criar um feriado prolongado, de 26 de março a 4 de abril. 

A medida, semelhante à realizada na cidade de São Paulo, visa conter a propagação de Covid-19. Na capital paulista há feriados antecipados para os dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1° de abril, os feriados de Corpus Christi de 2021 e 2022, da Consciência Negra de 2021 e 2022, além do aniversário da cidade de 2022.

You may also like

Comente