9 de julho: Dia da ‘Revolução’ Constitucionalista

Em 9 de julho de 1932, São Paulo se levantou contra o governo Getúlio Vargas, data que ficou conhecida como Dia da Revolução Constitucionalista

Normalmente, o 9 de julho é feriado no Estado de São Paulo, data em que se comemora o aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, movimento armado que demandava a elaboração de uma nova Assembleia Constituinte durante o Governo Provisório de Getúlio Vargas.

A data dá nome a uma das principais avenidas na cidade de São Paulo, capital do Estado: Avenida 9 de julho, que liga o centro à região dos Jardins, com extensão de 6.100 m, além de nomear outros logradouros pelo Estado e Brasil afora. Mas, o significado da celebração deste feriado não é conhecido e lembrado por todos. 

A comemoração da data tornou-se lei a partir de 1997. O caminho para criação do feriado surgiu com uma lei federal que dispõe sobre feriados estaduais. A Lei Federal n.º 9.093, de 12 de setembro de 1995, sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, definiu que a data magna de cada Estado da nação fosse transformada em feriado civil. Assim, cada unidade da federação teve liberdade para escolher qual o dia do ano deveria ser guardado. No caso de São Paulo, o dia escolhido foi 9 de julho.

Segundo o Portal do Governo, a data foi escolhida por ser o dia que eclodiu a Revolução Constitucionalista, que ocorreu entre julho e outubro de 1932, com o objetivo de derrubar o governo do presidente Getúlio Vargas, que havia assumido o poder em 1930. 

O levante se estendeu até o dia 2 de outubro do mesmo ano, quando os revolucionários perderam para as tropas do governo. Mais de 35 mil paulistas lutaram contra 100 mil soldados de Getúlio Vargas. 

Cerca de 890 pessoas morreram nos combates. Getúlio Vargas permaneceu no poder até 1945, mas já em 1934 era promulgada uma nova Constituição dando início a um processo de democratização.  

FONTE:

Saiba mais sobre o fato histórico comemorado em 9 de julho (usp.br)

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente