Em 4 de março de 1877 aconteceu a estreia mundial do balé “Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky Pytor, no Teatro Bolshoi, em Moscou
A primeira grande obra do compositor foi um sucesso na época, tanto que hoje este espetáculo é considerado um dos melhores do gênero. A bailarina Pelageya Karpakova, escolhida para representar a protagonista, sofreu críticas por seu desempenho.
Depois disso, algumas alterações foram realizadas na partitura e, enquanto a produção fazia as adaptações, o público foi se familiarizando com a música. A partir de então, começaram a aparecer as primeiras impressões favoráveis.
A ideia do Lago dos Cisnes nasceu em 1871, quando Tchaikovsky passava o verão em Kamenka, Ucrânia. Naquele momento de lazer entregou-se à criação de um balé-miniatura dedicado aos sobrinhos, e o chamou de ‘Lededione Ozero’ (O Lago dos Cisnes), inspirado num conto do alemão Johann Musäus.
Em quatro atos, o balé conta a história de Odette, uma princesa transformada em cisne pelo perverso feiticeiro Rothbart, que desejava se casar com ela e dominar o seu reino. Odette e todo seu cortejo estão aprisionados às margens de um lago no reino do feiticeiro, e conseguem recuperar sua aparência humana apenas por algumas horas, à noite. Para quebrar o feitiço, a princesa precisa encontrar alguém que lhe jure amor eterno.
A “Dança dos Pequenos Cisnes”, apresentada no segundo ato, é uma das coreografias mais emblemáticas do balé. Executada por quatro bailarinas que se movimentam em perfeita sincronia para os lados, com seus braços entrelaçados, esse belo e desafiador pas de quatre exige enorme precisão técnica e trabalho em conjunto.
O LAGO DOS CISNES – COMPANHIA BRASILEIRA DE BALLET Destaques históricos e efemérides