O 27 de junho como Dia Nacional do Quadrilheiro Junino foi instituída pela Lei 12.390/2011, sancionada em 2011
Mediante todo o envolvimento das quadrilhas juninas desenvolvido pelas diversas regiões do Brasil, a lei que institui o dia 27 de junho como o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino (Lei 12.390/2011) foi sancionada em 2011. De acordo com a lei, é considerado quadrilheiro junino todo profissional que utiliza meio de expressão artística cantada, dançada ou falada transmitido por tradição popular nas festas juninas.
O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 250/2009, de autoria da ex-deputada federal Nilmar Ruiz, que deu origem à lei, foi aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado em dezembro de 2010. Na justificativa de seu projeto, Nilmar Ruiz destaca a significativa participação popular nas danças juninas. Para ela, a data seria um “registro da memória nacional”.
No Brasil, o festejo junino tornou-se uma grande festa popular. Atualmente, percebe-se um número significativo de quadrilhas juninas que se mobilizam durante todo o ano para competir entre si em campeonatos.
Cada grupo junino possui características que o diferenciam dos demais, para que possam se destacar aos olhos dos jurados no momento de decisão da melhor quadrilha. A competitividade está presente não somente nas empresas, mas em qualquer organização que busca se diferenciar de outra.
Crédito da foto: Agência Brasil
FONTES:
https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/21456/14864
Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir