O 25 de julho como Dia do Escritor, no Brasil, começou a ser comemorado em 1960, quando da realização do Primeiro Festival do Escritor Brasileiro. Crédito da foto: UFSC
Você sabia que dia 25 de julho é comemorado no Brasil o dia do escritor? A data teve origem em 1960 com a realização do Primeiro Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira dos Escritores sob a presidência de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, sendo o último um dos grandes nomes da literatura no Brasil.
O objetivo da data é ressaltar a importância do trabalho desses profissionais, que através da escrita têm o poder de transmitir conhecimento, cultura, contar histórias, criar personagens marcantes e transformar não só as pessoas, mas também o mundo.
Dedicados em transcrever sua forma de enxergar a vida em palavras, seja no cenário cientifico ou fictício, suas criações podem ser encontradas em diferentes temáticas e plataformas, para toda e qualquer idade, e estão presentes tanto em formatos analógicas, como livros, jornais e revistas, bem como formatos digitais, como e-books, websites e blogs.
No universo infantil, esses profissionais têm um papel muito importante. Por ser uma fase de desenvolvimento, o contato precoce da criança com os livros desperta nela o interesse pela leitura, estimulando a fala, a criatividade, a capacidade de raciocínio e proporcionando um universo lúdico através de fábulas, cores e ilustrações. Ler e escrever são hábitos que serão levados para a vida toda e os livros são a base dessa aprendizagem.
Por isso, graças aos autores de livros infantis é possível que famílias e professores incentivem os hábitos de leitura.
Crédito da foto: Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidades Federal de Santa Catarina
FONTE:
Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir