19 de março: O Guarani, de Carlos Gomes, estreia no Alla Scala de Milão

A ópera “O Guarani”, criada por Carlos Gomes e baseada no livro homônimo de José de Alencar, foi o primeiro sucesso de uma obra musical brasileira no exterior

Carlos Gomes começou sua composição entre 1867 e 1868, mas ela só foi finalizada mais tarde e teve sua estreia no dia 19 de março de 1870, no Teatro Alla Scalla de Milão, na Itália.

Inspirada no romance O Guarani, de José de Alencar, a história é contada a partir do ano de 1560, no litoral do Rio de Janeiro, onde os índios Aimorés e Guaranis travavam uma guerra sangrenta.

Cecília, filha de um rico senhor português, prometida em casamento com um patrício, se apaixona pelo índio Peri, líder da tribo Guarani, que corresponde de imediato ao amor da donzela.

No decorrer do conflito, Cecília e Peri são aprisionados pelos adversários e, ciente do amor entre os dois, o cacique da tribo adversária resolve assassiná-los. O pai de Cecília, o velho Dom Antônio, intervém. Mas acaba preso em seu próprio castelo ao lado da filha.

Peri consegue se libertar e, mais tarde, volta ao castelo em busca de sua amada. Peri ficou sabendo que o futuro sogro pretendia se matar e por fim também a vida da filha.

Peri então implora para que Cecília não seja morta e o pai da moça, emocionado com o amor dos dois, batiza Peri, tornando-o cristão. Cecília e Peri fogem e de longe assistem a explosão do castelo com D. Antônio, que sacrificou a vida para salvar a da filha.

É possível fazer duas leituras da Ópera O Guarani. Na primeira leitura, o amor romântico de dois jovens, que começa com a amizade e se desenvolve de forma arrebatadora, superando as diferenças étnicas e culturais. A segunda leitura, mostra o extermínio dos índios Aymorés e exibe os interesses econômicos dos colonizadores da região por causa de uma mina de prata.

Na “Ópera – O Guarani” todos os personagens morrem. No final do espetáculo, ficam vivos apenas Cecília e Peri. O amor do casal simbolicamente representa um dos aspectos da formação da Nação Brasileira.

Carlos Gomes – Il Guarany (O Guarani)

Fontes:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/acervo/cultura/audio/2016-12/historia-hoje-estreia-da-opera-o-guarani-completa-146-anos/

https://www.bn.gov.br/explore/destaques-do-acervo/guarani-carlos-gomes

Edição do Para Onde Ir: Sérgio Botêlho

You may also like

Comente