Nesta data, o Brasil celebra o Dia do Migrante, realçando o significado da migração no país
No dia 19 de junho é comemorado o dia da migração, sendo um tema bastante relevante sobre os aspectos social, cultural e econômico. No entanto, faz-se necessário tocar na relevância deste processo, principalmente a migração do nordestino para a região do sudeste e também destacar alguns enfrentamentos vivenciados pelos migrantes.
No Brasil, o processo de migração é mais comum da região do nordeste para o sudeste, principalmente para o estado de São Paulo e depois Rio de Janeiro, pelo fato de fornecer maiores oportunidades de emprego em razão do processo de industrialização desenvolvido nesses estados.
Contudo, as pessoas migram por vários motivos, entre eles: políticos, sócio econômico, religioso e educacional, ou seja, em busca de novas possibilidades. No geral, o fator econômico é o mais comum em todo o processo de migração. As pessoas buscam pólos industrializados para adquirir melhores condições de sobrevivência.
O número de migrantes no mundo é apontado como próximo aos 250 milhões. Segundo os dados mais recentes fornecidos pela Polícia Federal, o Brasil abriga cerca de 940 mil imigrantes permanentes. Menos de 0,4% da população migrante do planeta.
Crédito da foto: https://www.arquidiocesedegoiania.org.br/
FONTES:
https://sinpsi.org/19-de-junho-dia-nacional-do-migrante/
https://www.cnbb.org.br/semana-nacional-do-migrante-e-dia-mundial-do-refugiado/
Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir