19 de fevereiro: em 1649, ocorre a 2ª e decisiva Batalha dos Guararapes

Na segunda e decisiva Batalha dos Guararapes, em 19 de fevereiro, os holandeses praticamente selam seu destino no Brasil, após fragorosa derrota

O domínio holandês, no Brasil, se deu entre 1630 e 1654 quando foram definitivamente expulsos, sendo a Segunda Batalha dos Guararapes, em 19 de fevereiro de 1649, um episódio decisivo na reconquista do Recife e de Olinda, onde os batavos exerciam o domínio.

Até 1580, os holandeses eram aliados firmes dos portugueses, inclusive financiando a construção de engenhos, refinando o açúcar produzido em terras brasileiras e distribuindo o produto na Europa. Os lucros eram enormes para ambas as partes.

Acontece que esse período de bonança para portugueses e holandeses se modificou em 1580, quando Portugal e a Espanha se uniram num mesmo reino, governado pelo rei espanhol Filipe II. A junção dos dois países tornou-se conhecida como União Ibérica e durou até 1640.

(Foi nesse período, mais precisamente em 1585, que aconteceu a fundação da Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, hoje, João Pessoa, imediatamente depois Filipéia de Nossa Senhora das Neves, em homenagem justamente ao rei Filipe II da Espanha e da União Ibérica).

Pois bem. Em função das perdas dos negócios de açúcar que mantinham com Portugal, os holandeses se organizaram na Companhia das Índias Ocidentais e invadiram, primeiro Salvador, e depois Recife e Olinda (em 1630), conquistando a região e estendendo o poder até a Paraíba.

Em seu esforço para retomar o controle dos engenhos pernambucanos e paraibanos, Portugal contou com a participação entusiasmada e vital dos povos brasileiros, aí incluídos negros e índios, no que é considerado como marco da formação do Exército Brasileiro, segundo historiadores.

Para resumir, a luta entre portugueses e brasileiros, de um lado, e holandeses, do outro, teve duas lutas bastante desfavoráveis aos batavos: as primeira e segunda batalhas dos Guararapes. Na segunda, os holandeses contaram milhares de mortos e, a partir de então, viveram sitiados em Recife, até o abandono definitivo do Brasil rumo à Europa.

Mais informações em:
Toda Matéria-Batalha dos Guararapes 

Escola Britânica

 

Destaques históricos e efemérides

 

You may also like

Comente