19 de agosto: Dia de São Eudes

Hoje é dia dedicado à memória de São João Eudes, por ser o dia de sua morte, em 19 de agosto de 1680

 

São João Eudes nasceu no norte da França, na Vila de Ri, próximo a Argentan. Cresceu em uma família profundamente religiosa. Fez seus primeiros estudos no Colégio Real de Dumont, pertencente aos jesuítas. Já na adolescência consagrou-se à Virgem Maria.

Aos 22 anos ingressou na Congregação do Oratório, sendo ordenado padre dois anos depois. Dedicou-se a pregar entre o povo nas regiões de Île-de-France, Bolonha-sobre-o-Mar, Bretanha e Normandia. Assistiu os doentes e suas famílias durante a epidemia de peste em 1627 sem temor da doença. Temendo que seus companheiros de congregação fossem contaminados devido ao seu contato com os enfermos, não entrava em casa e dormia dentro de um barril.

Percebeu como urgente a reforma do Clero. Em 1643, abandonou a Congregação do Oratório e fundou a Congregação de Jesus e Maria, para dar formação espiritual e doutrinal aos padres e seminaristas. Posteriormente fundou uma ordem religiosa feminina, a Ordem de Nossa Senhora da Caridade para atender mulheres e crianças em más condições de vida. No século XIX, por intermédio de Santa Maria Eufrásia Pelletier, esta ordem religiosa originará a Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, também chamada das Irmãs do Bom Pastor. Fundou ainda uma associação para leigos, para aprofundar a doutrina cristã.

Após uma longa vida dedicada à missão entre o povo, morreu em Caen, norte da França, em 1680.

FONTE:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Eudes

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente