Neste 17 de julho é comemorado o Dia Mundial do Emoji, data criada em 2014 pelo fundador da Emojipedia, Jeremy Burge
Diariamente você utiliza os mais diferentes tipos de emojis para se comunicar no mundo virtual, não é mesmo? Pois saiba que os milhares de símbolos e carinhas que demonstram expressões são tão populares que ganharam até um dia de celebração. 👏👏👍👍 Neste 17 de julho é comemorado o Dia Mundial do Emoji, data criada em 2014 pelo fundador da Emojipedia, Jeremy Burge, com o propósito de celebrar e promover ainda mais o uso dos emojis.
A escolha de Burge por esse dia envolve um sistema operacional conhecido pela população. O emoji do calendário do iOS, por exemplo, tem 17 de julho na figura. A Apple, nesta data, no ano de 2002, lançou no macOS o aplicativo de calendário iCal.
Emoji (絵文字 lit. pictograma?) é uma palavra derivada da junção dos seguintes termos em japonês: e (絵 “imagem”?) + moji (文字 “letra”?). Com origem no Japão, os emojis são ideogramas e smileys usados em mensagens eletrônicas e páginas web, cujo uso está se popularizando para além do país.
Eles existem em diversos gêneros, incluindo: expressões faciais, objetos, lugares, animais e tipos de clima.
Sua popularização se dá principalmente pela inclusão internacional em iPhones, que foi seguida pela adoção em sistemas Android, e por sua vez, nos demais sistemas operacionais.
História
O primeiro emoji foi criado em 1998 ou 1999 no Japão por Shigetaka Kurita, que integrava a equipa da NTT DoCoMo responsável pelo desenvolvimento da i-mode, uma plataforma de Internet móvel.
O primeiro conjunto de 172 emojis de 12×12 píxeis foi criado como parte das funcionalidades de mensagens da i-mode para facilitar a comunicação eletrónica e funcionar como uma característica distintiva de outros serviços.
No entanto, em 1997, Nicolas Loufrani apercebeu-se da crescente utilização de emoticons de texto ASCII na tecnologia móvel e começou a fazer experiências com rostos smiley animados com o objetivo de criar ícones coloridos que correspondessem aos emoticons ASCII já existentes, feitos com simples sinais de pontuação, aperfeiçoando-os para uma utilização mais interativa nas plataformas digitais.
A partir destes, Loufrani criou os primeiros emoticons gráficos e compilou um Dicionário Emoticon online que foi ordenado por categorias: clássicos, expressões de Estados de espírito, bandeiras, festividades, diversão, desportos, meteorologia, animais, comida, países, profissões, planetas, zodíaco e bebés.
Esses ícones foram registados pela primeira vez em 1997 no The United States Copyright Office e foram publicados posteriormente como ficheiros .gif na Internet em 1998, tornado-se nos primeiros emoticons gráficos de sempre a serem utilizados nas plataformas tecnológicas.
Em 2000, o Diretório de Emoticons criado por Loufrani foi disponibilizado na Internet para os utilizadores poderem transferi-los para os telemóveis através do site smileydictionary.com que incluía mais de 1000 emoticons gráficos do smiley e as respetivas versões ASCII.
Esse mesmo diretório foi depois publicado, em 2002, num livro da editora Marabout intitulado Dico Smileys.
Em 2001, a The Smiley Company começou a licenciar os direitos dos emoticons gráficos de Loufrani para utilização em transferências para telemóvel por várias empresas de telecomunicações, incluindo a Nokia, a Motorola, a Samsung, a SFR (Vodafone) e a Sky Telemedia.
O Oxford Dictionary nomeou “emoji” 😂 (Face With Tears of Joy) como “palavra do ano” em 2015.
FONTES:
https://www.upf.br/noticia/dia-mundial-emoji
https://pt.wikipedia.org/wiki/Emoji
Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir