A 15 de fevereiro de 1564 nasceu Galileo Galilei, que consolidou a verdade de que a Terra ao invés de centro do universo girava ao redor do sol
Achou Galileo de nascer um ano após o encerramento do Concílio de Trento, que apetrechou a Igreja Católica, filosófica e materialmente de meios para combater o avanço das ideias protestantes pela Europa.
Galileo Galilei, matemático, cientista e filósofo italiano nasceu a 15 de fevereiro de 1564, em Pisa, na Itália, um ano depois de concluído o tal Concílio de Trento, que estabeleceu os princípios gerais e particulares da Contrarreforma, em reação ao protestantismo.
Naquela assembleia geral das autoridades mundiais católicas ficaram assentados, além de questões de doutrina, amplo repertório de ações repressivas contra aqueles considerados inimigos do catolicismo, ao dispor da Inquisição Romana.
Os poderes da Inquisição alcançavam o direito à vida ou à morte de quem quer que fosse arrolado como herege pelos ‘santos inquisitores’, e muita gente morreu na fogueira por conta da ação perversa desse povo autoproclamado intérprete da vontade de Deus.
Na época, o mundo ocidental vivia plenamente o funcionamento da imprensa, inventada por Gutenberg, em 1440, que permitia a divulgação de ideias por meio de livros e outros impressos, o que transformou a cultura europeia.
O protestantismo, mesmo, que inicialmente combatia a venda de indulgências patrocinada pela Santa Sé, e as altas mordomias dos clérigos católicos, se beneficiou enormemente da imprensa para ampliar a divulgação das ideias do reformador Lutero.
Não por acaso, a imprensa passou a ser um dos principais alvos da Santa Inquisição, justamente pela força que possuía em atingir, como propagador de ideias, camadas cada vez mais amplas do mundo de então.
Foi nesse redemoinho danado de reforma e contrarreforma que Lutero veio ao mundo e, ao crescer, deu de descobrir coisas que soavam mal à Igreja Católica, como a de que a Terra não era o centro do universo, e apenas orbitava ao redor do Sol. Escreveu sobre isso e seus livros foram censurados.
Galileo apenas se limitava a avançar um pouco mais no que já havia sido sugerido pelo cientista polonês, Nicolau Copérnico, morto cerca de 20 anos antes do nascimento do cientista italiano, que primeiramente afirmou que a Terra girava sobre si mesma e ao redor do sol.
Contemporâneo de Galileo, o alemão Kepler também comungava das mesmas ideias. Mas, foi o italiano quem acabou sofrendo da Inquisição Romana uma condenação perpétua à prisão domiciliar, efetivamente cumprida.
Festejar a data de nascimento de Galileo Galilei é, portanto, um ato de protesto contra a intolerância e em favor da liberdade de culto e pensamento. Em especial, em louvor à ciência, tão miseravelmente atacada nos dias que correm.
Viva Galileo, Copérnico, Kepler, a ciência e a imprensa!
Sérgio Botêlho Destaques da Economia na Grande Mídia Destaques da grande mídia impressa