Objetivo do 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, é o de conscientizar sobre a necessidade de sangue e produtos sanguíneos seguros para transfusões
Todos os anos, em 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Seu objetivo é aumentar a conscientização sobre a necessidade de sangue e produtos sanguíneos seguros para transfusões e a contribuição crucial que os doadores de sangue voluntários e não remunerados dão aos sistemas nacionais de saúde.
Além disso, esta data oferece uma oportunidade para chamar os governos e as autoridades nacionais de saúde a fornecerem recursos suficientes e estabelecerem sistemas e infraestruturas para aumentar a coleta de sangue de doadores voluntários e não remunerados.
Sangue e hemoderivados seguros, bem como sua transfusão, são aspectos fundamentais da atenção e saúde pública. Todos os dias, eles salvam milhões de vidas e melhoram a saúde e a qualidade de vida de muitos pacientes. A necessidade de sangue é universal, mas o acesso para todos os que precisam não é. A escassez de sangue é particularmente crítica nos países em desenvolvimento.
Para garantir que todos que precisam de sangue seguro tenham acesso a ele, todos os países devem ter doadores voluntários e não pagos que doam sangue regularmente. Durante a pandemia de COVID-19, apesar das restrições de mobilidade e outras dificuldades, os doadores de sangue em muitos países continuaram a doar sangue e plasma para pacientes que precisavam de transfusões. Este esforço extraordinário, realizado no contexto de uma crise sem precedentes, destaca o papel crucial de doadores de sangue bem-organizados, voluntariamente engajados e não remunerados para garantir a disponibilidade de suprimentos de sangue seguros e suficientes tanto em tempos normais quanto em emergências.
Crédito da imagem: Assembleia Legislativa de São Paulo
FONTE:
Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir