13 de junho: Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro

764views

O dia de hoje é de Santo Antônio, o santo casamenteiro, conhecido como de Pádua ou de Lisboa, um dos mais importantes santos do Catolicismo

Santo Antônio foi um Doutor da Igreja que viveu na virada dos séculos XII e XIII. Ele nasceu em 15 de agosto de 1191 em Lisboa, Portugal. Santo Antônio de Lisboa também é “disputado” pela cidade de Pádua, na Itália. Isso porque, próximo ao fim da vida, o religioso foi para a Itália, onde morreu em 13 de junho de 1231.

Começou sua vida religiosa atuando como frade agostinho no Convento de São Vicente de Fora, e depois foi para o Convento de Santa Cruz, onde estudou as leituras da Bíblia e da literatura patrística, científica e clássica. Em 1220 se tornou franciscano e começou a viajar frequentemente. 

Também se fala que Santo Antônio, em vida, gostava de “juntar pessoas” que ele sentia que tinham algo em comum. E, também, que ele ajudava pessoas sem dinheiro a conseguir recursos para o casamento.

Igreja de Santo Antônio, em João Pessoa (bela e contemporânea)

Ele foi o primeiro Doutor da Igreja franciscano, e deu aulas em universidades italianas e francesas. É visto como uma dos mais importantes santos do Catolicismo. É conhecido como santo casamenteiro.

O Dia do Santo Antônio é comemorado em 13 de junho no Brasil, mesma data em que aconteceu a sua morte.

FONTE:

13 de Junho – Dia de Santo Antônio – Assembleia Legislativa de Sergipe

https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/06/13/dia-de-santo-antonio-a-origem-do-santo-casamenteiro.htm

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente