12 de maio: Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro

Durante séculos, a enfermagem forma profissionais comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano

No dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, que nasceu em 12 de maio de 1820 e é reconhecida como marco da enfermagem moderna no mundo. 

Segundo Florence Nightingale, a Enfermagem é uma arte. De fato, contra todas as adversidades, é com muita dedicação, estudo e arte que enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem transformam vidas.

A Enfermagem tem origem milenar. Durante séculos, a enfermagem forma profissionais comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.

Em todo o mundo, os enfermeiros trabalham incansavelmente para fornecer cuidado e atenção às pessoas, quando e onde precisam. Segundo o diretor da OMS, Tedros Adhanon Ghebreyesus, “os enfermeiros são a espinha dorsal de qualquer sistema de saúde” – afirmação redigida em texto oficial no Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril.

A sociedade deve reconhecer o protagonismo que a Enfermagem exerce, dando a ela condições de desempenhar sua prática social com qualidade e segurança, pois investir na Enfermagem é investir na sociedade como um todo.

No Brasil, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

FONTE:

https://www.uerr.edu.br/dia-mundial-da-enfermagem-e-do-enfermeiro/

Edição do Para Onde Ir: Sérgio Botêlho

You may also like

Comente