11 de junho: Dia da Marinha Brasileira

Desfecho da batalha naval do Riachuelo e aproximação do final da Guerra do Paraguai

O dia da Marinha Brasileira é comemorado a 11 de junho, dia em que Francisco Manoel Barroso, comandando uma esquadra de 9 navios estando a frente a fragata Amazonas, combate as forças paraguaias de Solano López. Assim foi o desfecho da batalha naval do Riachuelo. Aproxima-se o final da Guerra do Paraguai.

Entretanto, o Brasil já vinha exercendo função de proteção por mar há muito tempo. Após a fundação da França Antártica, portugueses apoiados por nossos índios participaram de vários conflitos até a expulsão dos franceses. Pode-se considerar esse evento como o nascer da Marinha Brasileira – os índios reforçaram a esquadra portuguesa com suas embarcações a remo.

Em 1736 é criada a Secretaria d’Estado dos Negócios da Marinha pelo rei de Portugal e organizada por João VI em 1808 como Ministério da Marinha e Domínios Ultramarinos. Após o evento da proclamação da Independência a Marinha atua em vários locais a fim de consolidar a união dos estados. A mais famosa obra de arte que retrata a Batalha do Riachuelo é o óleo de Victor Meirelles pertencente ao Museu Histórico Nacional.

O álbum em que se encontra a foto apresentada é de autoria de Juan Gutierrez de Padilla, fotógrafo da Casa Imperial e que, no período da República, contratado pelo exército brasileiro, documentou a Revolta da Armada em imagens que são contempladas no conjunto da Memória do Mundo-pela UNESCO.

Crédito da foto: Marinha do Brasil

FONTE:

http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon37769/icon37769.htm

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente

Up ↑

%d bloggers like this: