O Dia Mundial da População, para 11 de julho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1987, quando a população do planeta atingiu a marca de 5 bilhões de pessoas
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é o modelo mundial para um futuro melhor para todos, num planeta saudável. No Dia Mundial da População reconhecemos que esta missão está estreitamente relacionada com as tendências demográficas, incluindo o crescimento populacional, o envelhecimento, a migração e a urbanização.
Enquanto a população mundial, em geral, continua a aumentar, o seu crescimento é desigual. Para muitas pessoas dos países menos desenvolvidos, os desafios para o desenvolvimento sustentável são agravados pelo rápido crescimento populacional e pela vulnerabilidade às alterações climáticas.
Outros países enfrentam o desafio do envelhecimento da sua população, bem como a necessidade de promover um envelhecimento ativo e saudável e fornecer proteção social adequada.
À medida que o mundo continua a urbanizar-se, estima-se que 68% da população mundial viva em áreas urbanas até 2050, o desenvolvimento sustentável e as alterações climáticas dependerão cada vez mais do boa gestão do crescimento urbano.
Apesar dos progressos registados na redução da mortalidade materna e das gravidezes indesejadas, existem ainda muitos desafios a combater. Em todo o mundo, assistimos ao retrocesso nos direitos das mulheres, inclusive nos serviços essenciais de saúde.
Questões relacionadas à gravidez ainda são a principal causa de morte entre raparigas entre os 15 e os 19 anos. A violência baseada no género, que está enraizada na desigualdade, continua a ter um preço horrível.
FONTES:
Dia Mundial da População — Portal da Memoria (oabsp.org.br)
Dia Mundial da População – Nações Unidas – ONU Portugal (unric.org)
Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir