01 de junho: Dia da Imprensa

O “Dia da Imprensa” no Brasil é comemorado em 1º de junho, data que iniciou a circulação do jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa

No entanto, até 1999, o Dia da Imprensa era comemorado em 10 de setembro, pois em 1808 neste mesmo dia, ocorreu a primeira circulação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro.

Já no dia 3 de maio é celebrado o “Dia Internacional da Liberdade de Imprensa”. A data foi oficializada em 1993 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Publicado duas vezes na semana, o Gazeta do Rio de Janeiro era basicamente voltado para divulgação de comunicados do governo e informes sobre a política internacional.

O primeiro editor foi  o Frei Tibúrcio José da Rocha, e o primeiro redator foi Manuel Ferreira de Araújo Guimarães.

Correio Braziliense ou Armazém Literário foi um mensário português publicado por Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça (à época grafado “Hippólyto”) em Londres. Precursor dos chamados “jornais de Londres”, é também considerado o primeiro jornal brasileiro — se contarmos os que não eram impressos no país. 

Circulou de 1 de junho de 1808 a 1 de dezembro de 1822, contando 175 números, agrupados em 29 volumes, editados durante 14 anos e 7 meses, ininterruptamente, com marcante pontualidade.

FONTES:

https://www.bn.gov.br/es/node/536

https://www.infoescola.com/datas-comemorativas/dia-da-imprensa/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Correio_Braziliense_(1808)

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente