No mundo, USP é a nona universidade em pesquisa

Tem universidade em pesquisa, e mais: Bolsa e dólar; comunicação é vital para defensoras e defensores ambientais

🖋 Edição: _Sérgio Botêlho_

*ECONOMIA DO TURISMO*, Ano II, Nº 175 de 14.06.2021 

No mundo, USP é a nona universidade em pesquisa

A USP é a nona universidade que mais produz pesquisa no mundo segundo ranking elaborado pelo Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia (CWTS, na sigla em inglês) da Universidade de Leiden, na Holanda, e divulgado no dia 2 de junho.

Universidade em pesquisa II

A classificação avalia a pesquisa acadêmica produzida pelas instituições e leva em consideração a produção científica publicada na base de dados multidisciplinar Web of Science, editada pela empresa Clarivate Analytics. Nesta edição, que avaliou a produção científica no período de 2016 a 2019, foram ranqueadas 1.225 universidades de 69 países.

Universidade em pesquisa III

A USP perdeu duas posições em relação ao ano passado, mas continua sendo a única instituição ibero-americana a figurar entre as 50 melhores do mundo. As demais universidades brasileiras mais bem avaliadas, dentre as 31 instituições classificadas, são a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na 139ª posição; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 174ª; e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na 183ª posição.  

Comunicação é vital para defensoras e defensores ambientais

A situação das defensoras e defensores ambientais no Brasil e em toda a América Latina é alarmante: a região é uma das mais perigosas e violentas para essas pessoas. Em sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em 2021, a alta comissária da ONU para Direitos Humanos, Michelle Bachelet, demonstrou preocupação com a situação: “Em toda a região, estou preocupada com os ataques contínuos – incluindo assassinatos – contra ativistas ambientais, pessoas defensoras dos direitos humanos e jornalistas, bem como o uso indevido das leis penais para silenciar vozes críticas.” 

Defensores e defensoras ambientais

Para lidar com uma questão central do século 21 – a crise climática e ambiental- é preciso abordar as desigualdades sistêmicas que persistem.  A Ação Feminista por Justiça Climática é uma das Coalizões de Ação com intensa programação no Fórum Geração Igualdade, que mobiliza governos, mulheres, organizações feministas e de juventude, organizações internacionais e o setor privado para catalisar a ação coletiva e proporcionar um progresso concreto na igualdade de gênero. 

Clique aqui e leia o texto completo

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) volta a funcionar nesta segunda-feira, 14

⏳ Destaques:

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.

Notícias sobre Transversais do Turismo

You may also like

Comente