Sem lenço e sem documento: embarque aéreo será por selfie

O passageiro para fazer seu embarque aéreo vai consumá-lo sem lenço e sem documento, apenas com a cara, a coragem e a passagem devidamente paga, é claro! O reconhecimento para o devido embarque vai ser realizado por meio do reconhecimento facial. Dessa forma é que está sendo projetado pelo Ministério da Infraestrutura, por meio da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Os testes iniciais serão feitos pela Serpro, empresa federal de processamento de dados, no Aeroporto de Florianópolis, no próximo mês de setembro. Contudo, além do terminal em Florianópolis, também já há conversas para testes nos aeroportos de Brasília (DF), Salvador (BA) e Galeão (RJ) visando a adoção dos novos procedimentos. Conforme a informação, a nova tecnologia já vem sendo projetada há anos, tendo crescido ainda mais com a pandemia.

Embarque atualmente

Segundo as determinações da ANAC, para o embarque, atualmente, são necessárias providências obrigatórias. Primeiramente, apresentar-se para embarque com o seu documento de identificação (com foto) e no horário informado pela empresa aérea. Ao mesmo tempo, verificar a exigência de visto de entrada ou trânsito, certificado de vacinação e outras exigências dos locais de destino. Enfim, obedecer aos avisos da empresa aérea (o que evidentemente é uma exigência que haverá de prosseguir).
Portanto, se o passageiro não observar estes itens, a empresa aérea poderá negar o seu embarque e aplicar eventuais multas contratuais.

Como será

No futuro, segundo matéria publicada pelo jornal Infomoney, quando o embarque por “selfie” já estiver em pleno funcionamento, as entradas seriam feitas por máquinas de biometria facial. O sistema vai cruzar o reconhecimento biométrico da máquina com a selfie feita pelo cliente no momento do check-in – que poderá ser realizado em casa, por exemplo, por meio do celular.

A matéria completa pode ser lida clicando no link abaixo:

Aeroportos vão testar sistema de embarque de passageiros por ‘selfie’

|ACESSE OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELO ‘PARA ONDE IR’, DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, E APROVEITE PARA ASSINAR O BLOG POR E-MAIL|

ENVIAR MENSAGEM

 

You may also like

Comente