Praia de Lucena: jeito caboclo de ser num litoral cinematográfico

1.4kviews
Praia de Lucena
Praia de Lucena. Youtube

Sérgio Botêlho – No Litoral Norte da Paraíba, a Praia de Lucena, a mais urbana da orla lucenense, é um dos points do carnaval paraibano, beneficiada que é por uma boa rede hospedeira e de bares e restaurantes, e, também, por um conjunto de outras praias vizinhas que rivalizam em belezas únicas. Lucena comporta um litoral verdadeiramente cinematográfico.

HISTÓRIA DA BARRAGEM DO SANHAUÁ, EM BAYEUX

Para alcançar Lucena há dois caminhos à disposição dos que chegam de João Pessoa. O primeiro é via Cabedelo, cidade ligada fisicamente com a capital paraibana. De Cabedelo é só pegar uma balsa que deixa o visitante na praia de Costinha, já no município de Lucena.

Destaques da grande mídia impressa

O outro caminho é via BR-101. No caso, a cidadã ou o cidadão pode estar vindo de João Pessoa, Natal ou Recife. Quem vem de Natal entra na PB-025, à esquerda, depois de passar por Mamanguape, A PB-025 vai até Lucena. Quem vem de Recife ou João Pessoa, pela mesma BR-101, entra na PB-025 à direita, após cruzar parte do município de Santa Rita. A sinalização ajuda.

A praia

Uma boa característica da Praia de Lucena é sua água morna. Por sinal, uma qualidade que beneficia todas as praias paraibanas. Ondas tranquilas, sobretudo nos períodos de maré-baixa, lhe complementam o perfil. É quando parece a orla de um lago.

Arte e cultura no Para Onde Ir

História

Por outro lado, na condição de importante sítio histórico do litoral paraibano – por onde transitaram, séculos a fio, livres, leves e soltos, os índios tapuias, primeiro, e, depois, os tupis, especialmente os potiguaras -, Lucena guarda muito do jeitão de seus primeiros habitantes.

Mas também guarda muita coisa dos povos invasores, com destaque para os portugueses, em forma de igrejas, exponencialmente. Um dos exemplos é a Igreja de Nossa Senhora da Guia, iniciada no Século XVI. Outra, é a Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, em ruínas, mas bela e intrigante.

Tem, ainda, o artesanato, providenciado pela população local descendente de índios e outros povos costeiros. Enfim, o que há de melhor na culinária praieira: os pratos na base de peixes e frutos do mar do mais alto gabarito no quesito sabor.

Dessa forma, ir a Lucena é praticamente uma obrigação, ainda maior para quem chega à Paraíba. Portanto, não se faça de rogado!

You may also like

Comente