Praia de Barra do Abiaí-Paraíba: natureza selvagem, calma e bela

5.6kviews
Barra do Abiaí
Barra do Abiaí – Youtube

Quem busca por sossego e natureza pura não pode deixar de conhecer a praia de Barra do Abiaí, no fantástico Litoral Sul paraibano. Assim como Praia Bela, no litoral de Pitimbu, é lugar cada vez mais forte no turismo de sol e mar, sua vizinha, Barra do Abiaí, também promete. Dessa forma, numa perspectiva pós-pandêmica pode, sem medo de erro, estourar como atrativo turístico paraibano.

Baía da Traição é beneficiada com central móvel para atender o turista. Para curtir as praias paradisíacas da região, os turistas contam, agora, com uma central móvel de atendimento, com orientações de roteiros. 

Praia dos Mariscos: espetáculo no mar do Litoral Sul da Paraíba

Localização

A Barra do Abiaí fica justamente no encontro do rio do mesmo nome com o mar. Dessa forma, a natureza construiu uma imensa lagoa de água doce contrastando – transposta a areia da praia – com o marzão salgado.

Acontece que mais para o interior há atrativos tão convincentes quanto existem à beira-mar. Principalmente, devido a iniciativas privadas, em passeios por matas nativas e manguezais. Com promessa de encerramento em meio a deliciosa degustação de pratos à base de frutos do mar.

Há, desenhado para o local, um ambicioso projeto de resort, a partir de um grupo empresarial espanhol, com a pretensão de transformar Barra do Abiaí num fabuloso point do turismo estadual. O grupo já disponibiliza passeios de catamarã e boa estrutura de estadia.

Paraíba: Barra de Gramame é uma praia selvagem e bela como ela só

O rio Abiaí

O rio Abiaí nasce no município de Pedras de Fogo com o nome de Popoca ou Ipopoca. Segue pelo município de Alhandra, e, mais abaixo, recebe o rio Cupiçura. Daí em diante, passa a ter o nome de Abiaí, até desembocar no Atlântico.

Acesso

O caminho de carro para a praia é por meio de estrada rural, de terra batida, com acesso na PB-O08, pouco antes da entrada para o povoado de Camucim. No trajeto, sítios de moradores, parte deles descendente dos índios Tabajaras.

Para alcançar a praia, propriamente dita, é bom se consultar com os locais. Eventualmente, há possibilidade de atolamento por conta da areia fofa nos últimos metros da estrada antes da beira-mar.

Chegando à praia, o cenário é espetacular. Um mar que não tem tamanho, porém de muita tranquilidade. Aspecto completamente selvagem e, portanto, sem estrutura de bares e restaurantes, diferentemente do que ocorre mais para dentro – nos passeios pelo mangue e pela mata – o que obriga o visitante a levar o que comer e o que beber.

Então, é só desfrutar, em meio à sensação inequívoca de que valeu a pena o esforço para chegar. Uma tesouro de praia!

VÍDEOS:

Praia da Barra do Abiaí – Tácio Adventures

FONTES:

Abiaí (rio) – De Atlas Digital da América Lusa

http://lhs.unb.br/atlas/Abia%C4%A9_(rio)

ESTUÁRIO DO RIO ABIAÍ, EM PITIMBU, TEM PASSEIO DE CATAMARÃ, TRILHAS PELA MATA ATLÂNTICA E ÓTIMA GASTRONOMIA

https://www.destinoparaiba.pb.gov.br/ondeir/estuario-do-rio-abiai-em-pitimbu-tem-passeio-de-catamara-trilhas-pela-mata-atlantica-e-otima-gastronomia/#

You may also like

2 thoughts on “Praia de Barra do Abiaí-Paraíba: natureza selvagem, calma e bela

Comente